No 2° dia da Semana da Juventude, um ‘papo reto’ contra depressão e violência escolar

Evento promovido pela Coordenadoria da Juventude foi direcionado para alunos de nono ano das Escolas Municipais de Canoas

Foto: Alisson Moura/PMC

No segundo dia de eventos da Semana dedicada exclusivamente aos Jovens, foram convidados alunos dos nono anos das escolas do município. Pela manhã, a psicóloga Deise Aquino palestrou sobre “Depressão de jovens em tempos de Pandemia”.

“É importante que os jovens saibam reconhecer os sintomas. Cerca de 18% da população vai apresentar sintomas de depressão em algum momento da vida. A depressão é séria, interfere na vida diária da gente, na rotina da família, na vida escolar. E a gente sabe que, às vezes, os pais não acreditam na existência da depressão, então é importante que os adolescentes estejam cientes. A depressão existe e precisa ser tratada”, lembrou Deise.

Na parte da tarde, a delegada Tatiana Bastos palestrou sobre “Combate e Prevenção à violência contra a juventude”. Foram abordados temas como bullying, violência de gênero, violência escolar e práticas e manifestações discriminatórias.

“Precisamos falar sobre conflito e violência, não são sinônimos. O problema é quando a gente resolve o conflito com violência. Conflitos não são negativos, pelo contrário, nós evoluímos como sociedade porque somos diferentes. Só somos iguais perante a lei. E, quando duas pessoas pensam diferente, pode haver brigas, mas como resolvo uma divergência na escola? Nas escolas temos entendimentos diferentes, no convívio social. Essa é a reflexão que a gente quer trazer aqui, os jovens passam por conflito e divergência e nem por isso precisa ser violento”, concluiu a delegada.

Participaram das palestras as escolas EMEF Professora Nancy Pancera, EMEF Prefeito Edgar Fontoura, EMEF Irmão Pedro, EMEF Farroupilha, EMEF Ceará, EMEF Rio de Janeiro e EMEF Ministro Ruben Carlo Ludvig.

Para a secretária da Coordenadoria da Juventude, Maria Eduarda Moreira, além das ações de promoções e apresentações artísticas e culturais, o período irá possibilitar o debate de temáticas de políticas sociais que são sensíveis para o momento.

Nesta quarta-feira (11), a Semana da Juventude promoverá a apresentação do processo para eleição dos representantes do Grêmio Estudantil, que deve acontecer no final deste ano. A ideia é fomentar a ideia para os alunos e demonstrar a importância da relação do estudante ser referência como liderança.

A programação completa da 15ª Semana da Juventude pode ser conferida no site https://www.canoas.rs.gov.br/semanadajuventude.