Mutirão de Limpeza da Prefeitura de Canoas recolhe mais de 7 toneladas de entulhos em três semanas

“O Mutirão é uma necessidade para os canoenses após o temporal de agosto", afirma o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques. Após o fim do Mutirão, será investido mais na infraestrutura das Subprefeituras, possibilitando uma maior agilidade na limpeza da cidade

Foto: Alisson Moura/PMC

Desde o início, no dia 4 de outubro, o Mutirão de Limpeza da Prefeitura de Canoas recolheu 7.022 toneladas de entulhos pela cidade. Apenas na semana passada, foram retiradas 1.394 toneladas de lixos do bairro Niterói e 858 toneladas do bairro Guajuviras.

A limpeza foi concluída nos bairros Fátima, Rio Branco, Mato Grande e Central Park. As atividade continuam nos bairros Guajuviras, Parque Universitário, Igara e Niterói. “Esperamos concluir ainda nesta semana o serviço nestes dois bairros, além do Parque Universitário e São Luís. Nosso foco diário é trabalharmos de forma ágil, chegando onde as pessoas precisam e finalizando o serviço”, destaca o secretário de Obras, Marco Antônio Oliveira.

Morador do bairro Niterói há 55 anos, Flory da Rocha Martins está vendo com alegria as ações. “Dá gosto de olhar para a nossa rua. Agora nosso bairro tem um outro aspecto. Estou achando muito bom, só tenho a agradecer. Estão de parabéns”, comemora.

Mais agilidade na limpeza da cidade

“O Mutirão é uma necessidade para os canoenses após o temporal de agosto. O acúmulo de entulhos foi tanto que tivemos que fazer esta ação, que tem o objetivo de limpar toda a cidade até o dia 10 de dezembro”, afirma o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques.

Segundo o chefe do Executivo Municipal, após o fim do Mutirão, será investido mais na infraestrutura das Subprefeituras, possibilitando uma maior agilidade na limpeza da cidade. “Isso vai garantir que a Canoas seja limpa em dois meses, e não em quatro, como vinha sendo”, explica.

Descartar lixo de forma irregular é crime

A Prefeitura de Canoas reforça: além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal 4.980 de 2005.

Denúncias podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800-510-1234 ou com a Guarda Municipal, pelo número 153. Os moradores também podem enviar fotos da placa de qualquer veículo que estiver descartando lixo em áreas de terrenos baldios, privados ou públicos, calçadas e vias públicas. Envie sua denúncia para: atendimento.smsu@canoas.rs.gov.br, informando o local, a fotografia do veículo, a data e a hora do ocorrido.