“Meu foco é recuperar Canoas, que é a cidade que eu nasci e a cidade que eu amo”, anuncia Jairo Jorge

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, anunciou, nesta terça-feira (28), uma série de programas, com objetivo de recuperar o município até o final do mandato. Em discurso realizado no Paço Municipal, que contou com a presença de centenas de aliados e apoiadores, o Chefe do Executivo firmou um compromisso de retomada de programas sociais. “Meu foco é recuperar Canoas, que é a cidade que eu nasci e a cidade que eu amo”, enfatizou.

Entre as iniciativas que foram expostas, o município irá buscar solução para a crise dos hospitais, especialmente o Pronto Socorro e o Hospital Universitário. Para isso, o prefeito pretende procurar o Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário e o Governo Federal e apresentar uma proposta para que os dois hospitais sejam administrados de forma pública pela Fundação Municipal de Saúde de Canoas. Além disso, Jairo Jorge destacou que irá criar uma Secretaria Extraordinária para a Gestão Hospitalar, com o objetivo de acompanhar, monitorar e fortalecer o trabalho dos três hospitais da cidade.

Ainda em relação às iniciativas voltadas aos canoenses, o prefeito também garantiu que irá retomar o Choque de Limpeza, melhorando progressivamente a limpeza das ruas, praças e parques, além de lançar o Canoas Iluminada, com objetivo de garantir que cem por cento das lâmpadas estejam funcionando e que tragam segurança efetiva para as famílias em todos os bairros da cidade.

Transparência
Para evitar ações inadequadas, erros ou omissões de agentes públicos, o Executivo irá criar um novo Decálogo Ético.  Além disso, será criada a Autoridade de Transparência – órgão a ser coordenado pela Ouvidora- Geral do Município – que irá auxiliar nas ações de apuração, investigação e transparência em sintonia com a Controladoria-Geral do Município.

Prefeitura mais perto dos canoenses
Durante sua fala, o contato direto com os canoenses também ganhou destaque. Assim, Jairo Jorge garantiu que irá voltar às ruas para ouvir a população. “O prefeito não pode ficar atrás da janela, olhando os problemas”, salientou. Para isso, destacou que irá retomar de forma progressiva, nas próximas semanas, o Prefeitura Presente, que consiste em ir até os bairros para ver e resolver os problemas dos canoenses.

Outras ferramentas de participação, dedicadas à população, também serão implementadas, como: o Prefeitura Aberta, em que o prefeito irá receber em seu gabinete a população; o Prefeitura na Estação, para atender na madrugada os trabalhadores nas Estações do Trensurb; e o Prefeitura Itinerante que, de segunda a sexta-feira, estará nos quatro quadrantes e na região central do município, ouvindo a comunidade e buscando sugestões. Nos domingos, a iniciativa estará nos parques.

Com objetivo de colocar em prática o compromisso firmado durante discurso, no próximo sábado, dia 1° de abril, será realizado o Prefeitura na Rua, no bairro Rio Branco. Na ocasião, os canoenses poderão levar críticas, sugestões e ideias para o prefeito.

Além disso, no segundo semestre, o município irá retomar o Orçamento Participativo (OP), para que a população defina quais serão as obras realizadas nos 15 territórios da cidade. As reuniões do OP estarão integradas com as Plenárias Regionais do Segundo Congresso da Cidade, que acontecerá durante a Semana de Canoas, nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2024, em meio a celebração de 85 anos do município.

Desenvolvimento
Durante este ano, Jairo Jorge também reiterou o compromisso em discutir com a toda a cidade um Plano de Desenvolvimento até 2039, quando Canoas irá celebrar o seu centenário. Explica que será criado o Escritório de Participação e Mobilização Social, cuja tarefa será coordenar todas as ferramentas e iniciativas.  Já para dar maior celeridade à máquina pública, a atual gestão irá criar o Escritório de Gestão, formado unicamente por servidores de carreira, com intuito de entregar obras e serviços melhores, com custo menor e prazo mais curto.

Jairo Jorge destacou, ainda, que irá implementar o Escritório de Resiliência Climática, que reforçará e ampliará o trabalho da Defesa Civil, dando uma resposta a qualquer emergência, “seja ela climática ou decorrência da nossa vocação industrial ou do nosso posicionamento logístico, cortado por importantes rodovias”, disse.

Agradecimentos
Por fim, Jairo Jorge aproveitou para fazer um agradecimento aos familiares, em especial aos pais, esposa, filhos, sobrinhos, entre outros, além dos amigos. “Foram momentos difíceis, para mim e minha família. Um longo período de 360 dias. No entanto, eu nunca perdi a fé na Justiça Divina e esperança na Justiça dos homens”, pontuou.