Manhã de animação e reencontros: alunos do Ensino Fundamental de Canoas retornam às aulas

Na EMEF Jacob Longoni, a direção preparou uma recepção especial para a gurizada — Foto: Gabriel Abreu/PMC

Nesta quarta-feira (15), voltaram às aulas para mais de 26 mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Canoas. A manhã foi de empolgação e animação da gurizada, para o reencontro com os amigos e colegas e para a volta às salas de aula. Lembrando que o período de matrículas segue até o dia 24 de fevereiro.

“É muito bonito ver esses alunos felizes e empolgados voltando para as escolas. Tivemos um período difícil de pandemia, com muitas dificuldades. Mas agora, estamos com a expectativa de termos um grande ano letivo, recuperar tudo que ficou para trás e dar a melhor experiência para essa garotada”, destaca a secretária da Educação, Beth Colombo.

Na EMEF Jacob Longoni, a direção preparou uma recepção especial para a gurizada. Os tradicionais personagens Pateta e Galinha Pintadinha estavam recebendo os alunos e as famílias na entrada. Os professores e diretores distribuíram pirulitos e muito amor e carinho para os estudantes da escola. A escola conta com estrutura de tecnologia, com kits de robótica, sala Google, telas interativas e Chromebooks.

O diretor da EMEF, Marcelo Kauer, comentou sobre as expectativas na escola. “Queremos que este seja um ano letivo especial, depois de todas as dificuldades do período da pandemia, vamos ter um ano completo com a gurizada na escola. Por aqui, estamos preparando muitas novidades e coisas boas, junto com a Secretaria da Educação, para que os alunos aproveitem ao máximo”.

Carine Bernardes, mãe do Nicolas, de 6 anos, comentou sobre a nova etapa do filho na escola. “Nós estamos muito felizes, eu e o pai dele, vai ser o primeiro ano dele aqui na escola, estava todo ansioso. É um sentimento diferente, é uma nova etapa na vida dele e nós estamos na torcida, junto com toda a comunidade escolar, para que seja tudo perfeito”.

Educação de Canoas

A educação pública de Canoas conta com 39 EMEIs, 44 EMEFs, 60 escolas credenciadas e dois Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) para atender as crianças e estudantes do município. Todas as 83 escolas municipais fazem parte do programa Pacto pela Alfabetização. O projeto visa garantir o direito de cada criança à educação básica de qualidade. Com uma metodologia baseada em evidências, o projeto permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, avaliando conquistas e fazendo as correções necessárias.

Tecnologia nas escolas

Ao todo, 37 EMEFs de Canoas contém Salas Google. Os locais são equipados com armários, mesas, cadeiras com rodinhas, iluminação e ar condicionado. Além das salas, a Secretaria da Educação oferece ainda outras oportunidades de contato dos alunos com a tecnologia.
5570 – Chromebooks (EMEFs)
222 – Kits de Robótica Explorador Kids (EMEIs e EMEFs)
44 – Kits de Robótica Ed06 – anos Finais (EMEFs)
300 – Telas Interativas (EMEFs)

Tempo de Cuidar

A rede pública de ensino de Canoas também conta com o Tempo de Cuidar: programa de prevenção à violência escolar e promoção do bem-estar e cuidado de crianças e adolescentes, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Mais de dois mil estudantes participaram de palestras e rodas de conversa sobre temas como violência escolar, bullying e cyberbullying; habilidades socioemocionais; e resolução de conflitos. Recentemente, o Tempo de Cuidar recebeu uma menção honrosa do Ministério Público do Rio Grande do Sul pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, o que demonstra as potencialidades da iniciativa para o município.