Jovens em contexto de violência em Canoas têm a oportunidade de mudar de vida e se inserir no mercado de trabalho

Programa de prevenção à violência oferece aprendizagem profissional para inserir jovens no mercado profissional

Um grupo de 19 jovens em contexto de violência em Canoas terá a oportunidade de mudar de vida e se inserir no mercado de trabalho. Nesta terça-feira (14), eles iniciaram as aulas de aprendizagem profissional oferecidas por meio de parceria entre a Prefeitura de Canoas, SENAC, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Grupo Zaffari. A formação, que ocorre nas dependências da Prefeitura, das 8h às 12h, faz parte do programa Canoas Cidade do Cuidado, uma ampla rede de proteção, acolhimento e enfrentamento a todas as formas de violência no município. O projeto é considerado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública como uma das melhores práticas desenvolvidas no Brasil neste ano.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, o programa tem como foco atuar na prevenção e no acolhimento. “Nosso objetivo é resgatar jovens em processo ou de evasão escolar ou de conflito com a Lei e fazer a inserção no mercado de trabalho. Hoje, são 19 jovens. No início do ano que vem, serão mais 20. Cada jovem que a gente consegue acolher é uma vitória para o município”, ressalta Wendt, que coordena o projeto.

Ao todo, serão dois meses de formação, realizada pelo SENAC, com foco no mercado de trabalho. Após a conclusão do curso, os participantes poderão trabalhar em secretarias e órgãos da administração municipal. Durante todo o período, terão carteira assinada pelo Grupo Zaffari, através da Lei do Jovem Aprendiz, com a exigência de comprovar frequência na escola.

CADs
Os selecionados no projeto são atendidos nos dois Centros de Acesso a Direitos do município (CADs), nos bairros Guajuviras e Mathias Velho. Os locais disponibilizam diversas atividades para atender e acolher jovens em contexto de violência, encaminhados pelas escolas, em situação de evasão escolar ou com medidas socioeducativas.

Um dos adolescentes encaminhados foi o Luiz Michel, 16 anos, morador do Bairro Mathias Velho e estudante da Escola Ministro Rubem Carlos Ludwig. Ele conta que está otimista com o seu futuro. “Os CADs me ajudaram e me deram apoio quando eu mais precisei. Hoje eu espero poder me desenvolver na área e, se Deus quiser, lá na frente, poder ajudar quem mais precisa. Eu vejo esse programa como a solução para uma vida melhor. Assim, ninguém vai precisar ir para o mundo do crime”, relatou ele, ao lado dos dois irmãos, um de 19 e outro de 15 anos, que também iniciaram o curso.

Lei da Aprendizagem
A Lei 10.097/2000, conhecida como a Lei da Aprendizagem, exige que empresas de médio e grande porte contratem jovens, com idade entre 14 e 24 anos, como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Canoas Cidade do Cuidado
O programa consiste em uma ampla rede de proteção, acolhimento e enfrentamento a todas as formas de violências no município. Envolve 35 entidades, tanto da Prefeitura quanto da sociedade civil, que realizam o atendimento às vítimas de violência junto aos Centros de Acesso a Direitos (CADs), por meio dos programas Cada Jovem Conta e Presença. A iniciativa foi considerada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública deste ano como uma das melhores práticas desenvolvidas no Brasil na área da segurança pública.