Instituto Brasil Solidário promove doação de 1.500 livros e kits literários para bibliotecas de escolas públicas de Canoas

Alunos e educadores da rede pública de Canoas, um dos mais atingidos pela tragédia climática vivenciada este ano no Rio Grande do Sul, receberam do Instituto Brasil Solidário, através da parceria com o Instituto Ultra, a doação de 1.500 livros para o acervo das bibliotecas, que foram distribuídos em 3 escolas da região.

Por meio do Plano Bienal Brasil Solidário, o projeto viabilizou além do acervo, um kit de material pedagógico para promoção da leitura, incluindo aventais, sacolas e tapetes literários, fantoches, telas de teatro de bonecos e teatro de sombras, materiais de catalogação para organização e empréstimo dos livros, e ainda uma doação de 3 máquinas fotográficas, uma para cada escola, com foco em incentivar a criatividade dos alunos nas atividades de comunicação e registro dos trabalhos dentro e fora de sala de aula.

O material foi entregue nas escolas EMEF Arthur Pereira de Vargas, EMEF Coronel Francisco Pinto Bandeira e EMEF Professor Doutor Rui Cirne Lima, que já estão preparando seus espaços literários, com registros dos alunos entusiasmados com os livros novos e já auxiliando na organização das bibliotecas junto com os educadores.

Segundo Rita de Cássia, Diretora da EMEF Coronel Francisco Pinto Bandeira, a biblioteca foi um dos principais locais atingidos pela enchente, com perda total de todos os itens, e agora com o material entregue, voltará a ganhar vida como um espaço de acolhimento para os estudantes soltarem a imaginação e se deleitarem na leitura.

“A escola está localizada numa área de vulnerabilidade, fomos atingidos diretamente pela enchente, então receber essas doações nos trouxe muita alegria e esperança de que logo estaremos com os espaços equipados para proporcionar aos nossos alunos

mais qualidade de ensino. Em especial, o material que chegou para a biblioteca, que tem sido de muita importância, visto que foi um local completamente atingido, sem recuperação de qualquer item. O material recebido atenderá aos projetos desenvolvidos por todos os professores da nossa escola”, ressaltou a diretora.

Para além do trabalho específico do Plano Bienal Brasil Solidário com apoio da lei Rouanet a iniciativa faz parte do compromisso do IBS e seus financiadores em apoiar escolas diretamente impactadas pelas fortes enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, com doações de materiais que fortalecem a reconstrução de espaços afetados pelas chuvas.

Para 2025 e 2026, um outro projeto do Instituto já aprovado (Viva Leitura Rio Grande do Sul) deverá beneficiar outras 100 escolas no Estado com materiais pedagógicos, acervo literário completo e infra-estrutura. As ações mobilizadas em todo o Brasil, contam com parceria de instituições e empresas privadas que fazem parte da Aliança. Atualmente são parceiros do IBS: Bank of America, Nubank, John Deere, Instituto Ultra, Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, BTG Pactual, Newave Energia, Palmeirinha Ação Social, Sotreq, Volkswagen Caminhões, Veirano Advogados, além de pessoas físicas.

No Brasil, o projeto tem mobilizado uma programação cultural e formativa intensa nas 5 regiões do Brasil, todas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e trabalhando as competências socioemocionais. Além dos patrocinadores da Aliança, o IBS mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.

Ação Solidária RS: “Juntos Construímos”

Unindo parceiros de todo o Brasil num elo de solidariedade ao Rio Grande do Sul, o Instituto Brasil Solidário, conseguiu mobilizar desde doações de assistência emergencial até ações com oficinas práticas de arte, cultura e incentivo à leitura para alunos e educadores de escolas públicas da região. 

Doações enviadas ao RS:

Emergenciais: Alimentos e produtos de limpeza; Kits de papelaria para crianças; Ração para animais; colchões, travesseiros e mantas.

Material pedagógico para cada escola: Acervo de 500 livros e 3 máquinas fotográficas para Montenegro (RS), junto a oficinas práticas de Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Fotografia, Dança, Oficinas Criativas e Mediação de Leitura;

– Acervo de 500 livros para Bento Gonçalves e doação de 150 novelos de lã para o projeto “Vida Entre Nós”, promovido em escola pública parceira da região, para a produção de cachecóis, poncho, entre outras peças feitas por alunos e educadores para os moradores abrigados nas escolas.

Sobre o IBS

O Instituto Brasil Solidário é uma OSCIP com ações voltadas para a educação de qualidade, sendo uma das mais reconhecidas ONGs da área, alcançando mais de 1,6 milhões de alunos beneficiários, com inúmeros programas e projetos de fomento às habilidades cognitivas e desenvolvimento socioemocional em escolas públicas de todo o país.

Dentro dos projetos são trabalhadas as mais diversas áreas, que são integradas na educação complementar: Incentivo à leitura, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Educação Financeira, Saúde, Educomunicação, Cidadania e Empreendedorismo.

Com 24 anos de atuação, o IBS consolida-se como uma organização de impacto social de referência no Brasil e na América Latina com o projeto Vamos Jogar e Aprender e Jogo PIC$.