Hospital Universitário de Canoas apresenta novos diretores

Gestores trabalham para garantir funcionamento dos serviços com equilíbrio nas finanças

Leonardo Pereira/HU Canoas

Depois do anúncio do novo diretor-geral, o pediatra neonatologista Paulo Nader, no início da semana, nesta quinta-feira (4), foram apresentados os demais diretores do Hospital Universitário de Canoas (HU). Na direção técnica, assume o médico pediatra Cristiano De Leon; na direção assistencial, a enfermeira Cristiane Gomes e na direção médica, o cardiologista Antonio Helder Loiola Amorim. Todos eles atuam no quadro da instituição. Para completar a equipe de gestores, ingressa a diretora financeira, Andressa Maitê.

“A ideia foi valorizar os profissionais competentes que já atuam no hospital e conhecem os pontos que precisam ser qualificados”, observou o diretor-geral, Paulo Nader. Nesta semana, a nova gestão confirmou 20 demissões na área administrativa do HU de Canoas e adiantou que nos próximos 10 dias vai realizar o lançamento de edital para reforçar o quadro na área assistencial. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outras funções devem fazer parte da seleção.

Conforme a nova direção, a redução da estrutura administrativa faz parte do plano da gestão. Além disso, uma auditoria financeira está em andamento para avaliar as dívidas da instituição. O relatório deve ser concluído até o fim de janeiro.

“No levantamento inicial, identificamos uma dívida do hospital, incluindo dívidas trabalhistas, com fornecedores, entre outros, que totaliza cerca de R$ 36 milhões nos últimos cinco ou seis meses”, confirmou o secretário municipal da Fazenda e integrante do Comitê Interventor do HU, Luis Davi Vincensi Siqueira. A Prefeitura de Canoas trabalha, junto com a direção do hospital, para garantir que todos os salários sejam pagos em dia e os débitos e dívidas sejam regularizados.

Os diretores do HU informam ainda que o processo de licitação para a seleção da entidade que assumirá a gestão do hospital está em andamento. O edital exige que a contratada tenha experiência em serviços de saúde em alta e média complexidade, com administração de hospital geral com no mínimo 200 leitos. Até que seja concluído o processo licitatório, a intervenção do Hospital Universitário de Canoas foi prorrogada até o dia 16 de março deste ano, conforme decisão da 2ª Vara Cível da Comarca de Canoas.