Hospital Nossa Senhora das Graças começará a captar energia solar em 2022

Foto: Gustavo Garbino/PMC

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) participa do Programa RGE nos Hospitais, firmado entre a concessionária e a Prefeitura de Canoas, para a geração de energia limpa, renovável e de baixo custo de manutenção.

A instituição recebeu, neste mês, a instalação de 231 placas fotovoltaicas e começa a passar por fase de testes. A expectativa é que a usina passe a funcionar regularmente em meados de janeiro.

A energia solar deverá gerar, numa primeira etapa, uma economia de 10% na conta de luz, o que representa R$ 15 mil ao mês, em média. “Tudo que economizamos aqui será convertido em mais investimentos na saúde, para qualificarmos ainda mais o serviço para a população”, enfatizou o prefeito Jairo Jorge ao apresentar a parceria.

O Graças vem trabalhando para otimizar despesas, inclusive na geração de energia, e garantir segurança para a manutenção dos serviços assistenciais, diante da crise energética nacional e do risco de apagões. Em agosto, o hospital adquiriu um gerador que permite seu funcionamento pleno em caso de falta de luz por até 12 horas.

O equipamento ainda permite maior eficiência e economia: funcionando em sistema de transferência de rampa, o gerador pode ser acionado em horários de pico, quando a energia na concessionária é mais cara.