Homem é preso pela Guarda Municipal de Canoas por furto de fios durante Operação Amanhecer Seguro

Foto: Guilherme Pereira/PMC

Durante a Operação Amanhecer Seguro desta quarta-feira (25), um homem foi preso por furto de fios de eletricidade na Rua Saldanha da Gama, no Bairro Harmonia, em Canoas. Os agentes da Guarda Municipal da cidade realizavam uma ronda pelo local quando encontraram o criminoso praticando o ilícito.

O homem foi abordado conduzindo uma bicicleta com uma grande quantidade de cabos de cobre, todos oriundos do furto. Foi constatado que os cabos pertenciam à uma empresa da região, sendo avaliado um prejuízo de mais de R$ 4 mil.

O secretário de Segurança Pública, tenente-coronel Marcelo Pitta, destacou que o furto de cabos de energia elétrica é crime e tem pena prevista de 1 a 4 anos de reclusão. “Estamos empenhados em coibir esse tipo de crime que prejudica a população. Nosso setor de inteligência tem monitorado os principais locais onde esse tipo de ocorrência tem acontecido com maior frequência. Vale destacar que além do furto outro grande problema é a receptação deste tipo de material, que estimula o outro delito”, destacou.

Receptar fios de energia elétrica também é crime e deve ser combatido. As penas para este delito podem variar de 4 a 8 anos de reclusão. Ambos podem e devem ser denunciados para as autoridades através do 153 da Guarda Municipal, ou do 190 da Brigada Militar.

Conforme o comandante da GM, Eder Martini, o flagrante aconteceu durante uma ronda da Operação Amanhecer Seguro, que garante a segurança da população que aguarda o transporte público para se deslocar ao trabalho. “A equipe estava no local para a garantir a segurança dos pedestres quando se deparou com o crime acontecendo. Cabe destacar que o furto de cabos de energia elétrica prejudica a população e os serviços da Prefeitura. Nosso patrulhamento é constante e estamos sempre de olho para evitar este tipo de situação”, garantiu.

Após o flagrante, os suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA), onde foi lavrado o auto de prisão por furto em flagrante. O homem, que não foi identificado, já tinha 14 passagens pela polícia, entre tráfico de drogas, porte ilegal de arma e vários outros tipos de furto.

Operação Amanhecer Seguro

A Operação Amanhecer Seguro acontece de segunda a sábado, das 5h50 às 6h40 e tem como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores. Desde janeiro de 2021, foram realizadas mais de 600 operações.

A iniciativa conta com o auxílio do relatório Mapas Semanais, desenvolvido pelo Observatório de Segurança Pública. Através destes dados, é possível identificar geograficamente as incidências, o perfil e as características, para então, desenvolver as ações.