Hangar Cultural recebe Apresentação Campeando Raízes

Foto: Évelyn Silva

Nesta quarta-feira (29), o Hangar Cultural recebeu a apresentação Campeando Raízes. Pela manhã, alunos das EMEFs Farroupilha, Francisco Pinto Bandeira e Nelson Paim prestigiaram o evento. Na parte da tarde, quem curtiu o espetáculo foram alunos das EMEFs Pernambuco, Monteiro Lobato e Theodoro Bogen.

As histórias animadas do Vô Venâncio e de seus netos apresenta humor, música, poesia e reflexões da cultura e tradição gaúcha. Conforme a atriz e diretora, Patrícia Garcia, a apresentação é motivo de orgulho para o grupo. “É um prazer estar em Canoas! Quando a gente chega aqui e apresenta esse espetáculo, que mostra ao adolescente esse confronto da vida no campo e da vida na cidade, é um prazer muito grande e é muito gratificante. A gente consegue ver o brilho no olho deles, ver que eles se encantam pela cultura gaúcha, pelas brincadeiras e pelo universo em que o espetáculo está inserido”, destaca.

A apresentação já havia ocorrido em Canoas em duas outras oportunidades, em novembro do ano passado, mas a novidade deste ano é a presença de intérprete de Libras. João Pedro Schmidt Caron, intérprete da apresentação do turno da manhã, destaca a importância dessa acessibilidade. “Eu acho importante que tenha essa acessibilidade mesmo que não tenha pessoas surdas aqui, porque a gente demonstra que já está tudo organizado e preparado para convidarmos todo mundo a interagir e assistir o teatro”, destaca.

O espetáculo faz parte do projeto “Culturas da Nossa Terra”, com aprovação da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Estadual. Conta com o patrocínio de Unifertil, AGCO, BRDE, Lothar Krause Comercial de Máquinas, Samaq Comercial de Máquinas e Box Distribuidor. O planejamento cultural é de d.marin e a realização é do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Amanhã, os alunos da EMEF João Paulo I irão receber a visita da apresentação, em dois horários, às 10h15 e às 14h.