Guarda Municipal Presente intensifica segurança do Bairro São João

A operação, que visa coibir delitos em regiões estratégicas, abordou 36 pessoas e 27 veículos

A Operação Guarda Municipal Presente reforçou a segurança do Bairro São João, nesta sexta-feira (17). A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, visa coibir delitos em regiões estratégicas, conforme os índices de criminalidade. Ao todo, houve a abordagem de 36 pessoas e 27 veículos, sendo um removido. Também foram realizados dois autos de infração de trânsito por agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade. Um homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) por adulteração de veículo automotor. Ele conduzia uma moto Yamaha YBR 125 na cor cinza, com placas de uma moto Honda de cor vermelha. O veículo foi recolhido ao depósito São Cristóvão.

Conforme o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, o objetivo da ofensiva é proporcionar mais segurança aos canoenses. “A presença da Guarda Municipal é fundamental para prevenir a ação de criminosos. Por isso, temos intensificado a segurança em áreas e horários que apresentam maior número de ocorrências, para que possamos seguir reduzindo a criminalidade de Canoas, com planejamento, estratégia e gestão inteligente dos recursos”, destacou Wendt.

A operação teve início às 16h, na Praça do Lago, no loteamento São João. Em seguida, as equipes foram espalhadas pelo bairro, realizando barreiras dinâmicas em pontos estratégicos e efetuando o patrulhamento preventivo. O objetivo foi inibir todo tipo de crime na região, principalmente, furto e roubo de veículos e a pedestres.

Guarda Municipal Presente 
Lançada em Janeiro de 2021, a operação é realizada uma vez por semana em algum bairro diferente, de acordo com os indicadores de criminalidade do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC). A iniciativa tem o objetivo de evitar delitos e enfrentar o crime, para que os canoenses se sintam mais protegidos pela força de segurança municipal.