Gratidão, alívio e emoção: veja como foi o primeiro dia de vacinação de crianças contra a Covid-19 em Canoas

Veja os locais e quem pode se vacinar

Fotos: Gustavo Garbino/PMC

A Prefeitura de Canoas iniciou, nesta quarta-feira (19), a vacinação de crianças com comorbidades ou deficiência permanente, quilombolas ou indígenas, de 5 a 11 anos, em cinco unidades de saúde espalhadas em todas as regiões do município. Ao todo, foram aplicadas 328 doses das 1.760 que o município recebeu. A aplicação segue até sexta-feira (21) nos mesmos locais (confira abaixo os endereços), das 8h às 14h, com distribuição de senhas até 13h30.

A vacina utilizada é a Pfizer pediátrica, a única autorizada até o momento para essa faixa etária. Para ser vacinada, a criança deve ir a uma das cinco unidades de saúde, acompanhada pelos pais ou responsáveis, com o comprovante da comorbidade, Identidade ou Certidão de Nascimento da criança, Cartão SUS ou CPF, Carteira de Vacinação e comprovante de residência.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a previsão é de que cerca de 30 mil crianças, entre 5 e 11 anos, sejam imunizadas de forma escalonada, de acordo com a disponibilidade de doses a serem recebidas pelo município.

Ansioso, Carlos Henrique Mosatte, de 11 anos, nem conseguiu dormir direito. Antes mesmo da unidade de saúde abrir, ele e a avó já estavam na fila. “Estava contando os dias. Acordei super cedo pedindo para a avó levantar. Agora, estou mais tranquilo, consegui tomar a vacina e já estou esperando a próxima dose”, comemorou.

A avó do Carlos, Ana Flores Mossatte, destaca que a emoção é incomparável. “O Carlos é asmático, então, estávamos esperando há muito tempo. Eu só tenho gratidão, porque lá em casa só faltava ele, e estávamos com os cuidados redobrados. Para nós, é uma vitória sem tamanho”.

Moradora do Quilombo Chácara das Rosas, a dona de casa Neusa Maria Genelício trouxe o filho Bernardo, de 9 anos, para vacinar. “Para mim, foi um privilégio, uma satisfação. Eu estava bem ansiosa por esse momento. Eu e meu marido já tomamos as 3 doses. Meu outro filho, de 14 anos, também já se vacinou, só faltava ele mesmo. Os cuidados serão redobrados, mas já é um alívio”.

O secretário da Saúde, Maicon Lemos, destacou a importância de mais essa etapa de vacinação para conter a propagação do vírus. “Hoje é um dia marcante. Nós preparamos unidades exclusivas para a vacinação infantil, para proporcionar mais conforto para os pais poderem vacinar seus filhos. É muito importante que os responsáveis tenham segurança na hora de levar os filhos para vacinar. A vacina foi aprovada pela Anvisa e por outras agências internacionais. Ela traz benefícios para as crianças, protegendo-as da forma mais grave da doença. Sendo assim, a vacinação é um ato de amor pelas nossas crianças”, reiterou.

Para não expor as crianças ao contato com pacientes com doenças respiratórias, as cinco unidades de saúde não terão atendimentos para pessoas com sintomas gripais, apenas para casos de emergência. Todos os atendimentos, bem como a vacinação da Covid-19 para o público com 12 anos ou mais, só serão retomados após às 14h.

Serviço

Unidades de Saúde com vacinação infantil
Horário: 8h às 14h (com distribuição de fichas até 13h30)

Santa Isabel – Rua Frei Orlando, 141, Centro
Estância Velha– Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco
Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia

Quem pode se vacinar:
– Quem tem deficiência permanente ou comorbidades
– Crianças de quilombolas e áreas indígenas

Documentação necessária:
– Comprovante da comorbidade
-Carteira de Vacinação
– Identidade ou Certidão de nascimento
– Cartão SUS ou CPF
– Comprovante de residência