‘Google for Education’ é o grande aliado das escolas de Canoas durante o distanciamento social

Plataforma conta com uma série de aplicativos que permitem que as tarefas sejam realizadas de forma colaborativa e acessadas de qualquer local

Google for Education começou a ser implementado no Município ainda no ano passado — Foto: Cristiano Júnior

Sem aulas há mais de um mês por causa da pandemia do novo coronavírus, os mais de 30 mil alunos da rede municipal de Canoas estão recebendo atividades remotas, por meio de algumas plataformas como: site da escola, aulas gravadas ou ao vivo pelo YouTube e, até mesmo, WhatsApp e Facebook. Em alguns casos em que o acesso à internet é limitado, os pais retiram as tarefas na própria escola.

Entretanto, o grande aliado das escolas nesse momento de distanciamento social é o Google for Education, que foi implementado ainda no primeiro semestre de 2019 em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental. A plataforma conta com uma série de aplicativos que permitem que as tarefas sejam realizadas de forma colaborativa e acessadas de qualquer local. A professora da Escola Rondônia, do bairro Estância Velha, Aline Portz Piovezan, foi uma das 200 professoras que realizou a formação do Google no ano passado e que está aplicando seu conhecimento na nova rotina de ensino. “Com a formação, hoje, consigo atualizar o site da escola com as atividades de todos os professores. Utilizo o Google Sites, o Google Meet para reuniões e Google Formulários para perguntas e pesquisas com os alunos, entre outras ferramentas disponíveis na plataforma. Além disso, estamos montando uma Google Sala de Aula para oferecer um passo a passo para a utilização da plataforma para os professores que não tiveram a formação”, comenta a professora.

Aline ainda explica que a multiplicação dos aprendizados e da cultura digital para os demais educadores da escola foi interrompido devido à pandemia. “A ideia é que todos possam utilizar a plataforma para elaborar as aulas remotas e, consequentemente, depois aplicar na sala de aula, que é o grande objetivo”, completa.

Um dos alunos da professora Aline, Cauê Souto Antunes, do 4° ano, aprova as atividades remotas: “Tenho muita saudade da escola e dos meus colegas, mas estou gostando de fazer as tarefas que a professora manda, principalmente as de Matemática”.

Na casa de Cauê, quem organiza a rotina da família é a mãe, Luciana Souto Antunes, que afirma que os pais precisam da ajuda da escola para a educação dos filhos nesse momento. “Não é fácil conseguir adaptar uma rotina de estudos, por isso, o apoio da escola e da professora é fundamental para nós, encaminhando as tarefas e auxiliando nas nossas dúvidas. Não queremos que as crianças percam o ritmo de aprendizagem”, ressalta a mãe.

Educação não para em Canoas

A secretária da Educação, Neka Freitas, lembra que cada escola tem autonomia para estabelecer sua metodologia de ensino nesse período de afastamento social, de acordo com a realidade de cada comunidade. “A nossa preocupação é com a continuidade do vínculo de cada estudante com a escola e seus professores, bem como com a manutenção das atividades intelectuais. Nenhuma escola está trabalhando com conteúdo novo, são informativos, desafios e revisões de conteúdos que os alunos já conhecem para que não haja prejuízo na aprendizagem daqueles que não possuem tanto acesso às atividades ou que não têm um acompanhamento dos pais”, elucida Neka.

As escolas também mantêm uma rotina de trabalho, como é o caso da Escola Rondônia, que promove reuniões online com todos os professores. O diretor, Jefferson Malta, explica que o objetivo dos encontros virtuais é entender a eficácia das atividades remotas. “Assim também conseguimos que um colega incentive o outro e que eles compartilhem ideias entre si. O importante é estarmos todos unidos neste momento para enfrentar essa pandemia e a impossibilidade de ter aulas presencialmente. Os professores continuam trabalhando, planejando as aulas e atividades, sempre numa dinâmica conjunta com a escola”, completa Jefferson.