Gestantes de alto risco fazem caminhada e exercícios no pátio do HU

Trabalho foi coordenado por profissionais da Fisioterapia e Internação Obstétrica

Crédito: Clarissa Colares/HU

Um grupo de gestantes da Internação Obstétrica de Alto Risco, do Hospital Universitário de Canoas (HU), teve uma sessão de fisioterapia diferente nesta quinta-feira (19). Cinco mulheres grávidas, entre 19 e 37 semanas de gestação, realizaram uma caminhada e alguns exercícios com a orientação de profissionais da fisioterapia e acompanhamento da enfermagem. A atividade ocorreu na área externa, entre o estacionamento e o jardim do HU.

Parceria da área materno-infantil com a fisioterapia do HU, a iniciativa está em andamento desde o ano passado e vem sendo implementada pelas equipes coordenadas pela médica ginecologista e obstetra, Diesa Oliveira Pinheiro. Segundo a fisioterapeuta Laura Elena Nunez de la Rosa, nas terças e quintas, os exercícios são feitos no alojamento do quinto andar do hospital, tendo como objetivo melhorar o sistema cardiovascular, a mobilidade pélvica e a parte emocional, por exemplo. “Desta vez trouxemos a atividade para a rua, proporcionando mais bem-estar para as pacientes internadas. Fechamos com exercícios de respiração, relaxamento e conexão mãe-bebê”, pontuou.

Pré-eclâmpsia (pressão alta após a 20ª semana de gestação com alteração da função renal materna ou do bebê), diabetes gestacional, colestase (coceira intensa nas mãos e nos pés), estão entre os principais fatores que resultam em um período de internação das gestantes de alto risco que fazem acompanhamento pré-natal no Hospital Universitário de Canoas. “Em geral, as gestantes ficam de 7 a 30 dias internadas até estabilizarem seus quadros e adequarem suas dietas”, informa a técnica de enfermagem Vera Lúcia Farias, que há 10 anos atua no HU.

Durante consulta de rotina, a massoterapeuta Karen Ribas, 36 anos, precisou ficar internada para monitorar a hipertensão. “Estou com 35 semanas, esperando o Fernando, meu primeiro filho. Apesar da pré-eclâmpsia, estou tranquila porque o meu bebê está bem, ganhando peso”, contou a moradora do bairro Guajuviras. Ela destacou que gosta de fazer os exercícios com as fisioterapeutas. “Os benefícios são ótimos. Além do alongamento, colabora para a circulação, parte cardiorrespiratória e nos ajuda a sair do sedentarismo”, garante Karen.