Fort Atacadista homenageia imigrantes com prato típico da Venezuela

Colaboradores dessa nacionalidade representam a maioria dos estrangeiros do Grupo Pereira no Brasil. Para comemorar o Dia do Refugiado, “Pabellón Criollo” será servido no dia 20 de junho nos refeitórios de mais de cem lojas e nos restaurantes Trudy’s.

Pabellón Criollo - Goya

O Brasil foi construído com o trabalho de imigrantes e refugiados. O Grupo Pereira, detentor das marcas Fort Atacadista e Comper, entre outras, abre as portas da empresa para receber estrangeiros entre seus colaboradores. E, no Dia do Refugiado, celebrado em 20 de junho, em todas as suas mais de cem lojas no Brasil, nos refeitórios e nas unidades do Restaurante Trudy’s será servido um prato especial, típico venezuelano, o “Pabellón Criollo”.

Segundo dados da Agência da ONU para Refugiados, atualmente são 65.811 pessoas reconhecidas por essa condição no Brasil. Desse total, mais de 70% vêm da Venezuela. A situação se repete no Grupo Pereira. Entre os 17 mil funcionários em todo o País, 467 são estrangeiros. E, desses, 354, ou 75,8%, vieram da Venezuela. Na sequência, vêm Haiti e Cuba, com mais representantes entre os colaboradores.

O país também é o que tem mais representantes internacionais na unidade de Canoas, inaugurada em maio deste ano. Dos 11 estrangeiros que trabalham no Fort Atacadista do município, 8 são da Venezuela, 2 da Argentina e 1 da Bolívia.

Jonathan Enrique – Tatiana Csordas

Da Venezuela, Jonathan Enrique, 20 anos, veio direto para o Rio Grande do Sul e está trabalhando na unidade do Fort Atacadista Canoas, antes mesmo de sua abertura, onde é responsável pela área de hortifrutigranjeiros. “Aqui, meu sonho é crescer e aprender”, comenta o colaborador.

Ele veio a partir de um convite de uma amiga de infância, a venezuelana Fernanda Lugo, de 21 anos, que está no Brasil com o marido e dois filhos. No Fort Atacadista, ela trabalha na área de produtos de limpeza e perfumaria e esbanja simpatia. “Eu estava aqui desde o começo da obra. É muito maravilhoso olhar a loja crescer e se organizar. Eu gosto de ajudar, de trabalhar, de ficar junto com os colegas”, conta.

Fernanda Lugo – Tatiana Csordas

Há 7 anos no Brasil, Fernanda recorda que entrou por Roraima, passou pelo Amazonas, até chegar no Rio Grande do Sul. “Meu filho mais novo, de dois anos, é gauchinho”, informa. “Adoro as comidas daqui, mas não deixamos de comer a arepa, que é um tipo de pão feito à base de farinha de milho, e o pabellón criollo, um prato com arroz, feijão, abacate com sal, ovo, banana da terra e queijo”, explica.

E é justamente esse prato típico venezuelano, o pabellón criollo, que será servido no dia 20 de junho para os colaboradores do Grupo Pereira. No Dia do Refugiado, os clientes também poderão provar a refeição no Restaurante Trudy’s, que vai incluir no cardápio essa iguaria feita em homenagem aos imigrantes que fazem parte da empresa. E, no Fort Atacadista Canoas, o prato terá um sabor ainda mais especial, já que será preparado com o apoio de cozinheiras venezuelanas, que trabalham na unidade.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebrou em 2022 seus 60 anos de história. Com 17 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 104 unidades de negócio, sendo 29 lojas do Comper (rede de supermercados), 52 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 15 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), uma agência de viagens e dois postos de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 850 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.