Feirão de Emprego da Prefeitura de Canoas ofereceu mais de 4 mil oportunidades no últimos seis meses

Foto: Alisson Moura/PMC

De 1° de junho a 29 de novembro, a Diretoria de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Smdeti) realizou 22 feirões de emprego divididos nos quatro quadrantes de Canoas. Em quatro ocasiões foram realizados os Super Feirões. Ao todo foram oferecidas 4.266 vagas por 78 empresas.

Tradicionalmente, o evento de seleção de vagas ocorre todas as quartas-feiras, nos quatro quadrantes de Canoas: Sudeste, Nordeste, Sudoeste e Noroeste. Nos últimos seis meses, o trabalho de mediação da Smdeti conciliou o interesse das empresas com o encaminhamento de 4.330 candidatos de várias localidades do município.

É o caso da conferente, Grazieli Barros. Ela é do bairro Mathias Velho e procurou o Feirão da região Noroeste e saiu empregada. “Eu estava desempregada a pouco tempo, sou casada e tenho duas filhas e as contas já estavam acumulando. Fiquei sabendo do Feirão e levei meus documentos, passei por entrevista e consegui ser aprovada para trabalhar na Seara. Hoje, faz 45 dias que estou nesse novo emprego. Recomendo a todos em buscar oportunidade no Feirão”, revelou.

A analista recursos humanos da Seara, Gisele Oliveira, destaca que a participação no Feirão propicia o contato direto com os candidatos dando mais possibilidades de conhecer as virtudes das pessoas. “Um currículo de papel não traz a história da pessoa. Esse contato olho no olho é fundamental para uma boa seleção. Já contratamos 12 funcionários no Feirão, sendo que dois deles tinham currículo mal feitos, mas com a entrevista eu os selecionei por causa da nossa conversa. Acertei na escolha, pois são ótimos trabalhadores. Sempre que tivermos vagas disponíveis iremos selecionar nos Feirões”, explicou a analista.

O papel dos Feirões é aproximar trabalhadores e empresas, facilitando o contato de duas necessidades, a da renda e com a produção, como defende o secretário da Smdeti, Daurinei Alt. “É fundamental que a secretaria tenha a sensibilidade de fomentar trabalho e as riquezas de Canoas. Foram mais de 4.200 trabalhadores que participaram de seleções para tentar se recolocarem no mercado, são famílias que irão sobreviver com essa renda que é absorvida pelo nosso comércio e serviços locais. Assim como as empresas podem selecionar melhor seus colaboradores, resultando em mais eficiência de produção e lucro. Em resumo, todos se beneficiam, principalmente, Canoas”, conclui o secretário.