Feira em Canoas reforça o papel do afroempreendedorismo na sociedade

Produtos diversos foram ofertados para o público — Foto: Guilherme Pereira/PMC

Uma das atrações do Mês da Consciência Negra de Canoas, a Feira de Afroempreendedorismo Reis e Rainhas foi realizada na tarde de sábado (19), na Casa dos Rosa. Aberto a todos os públicos, o evento teve entrada gratuita.

O centro cultural da cidade, das 13h às 18h, recebeu artistas, espaço de gastronomia e a exposição de produtos criados e vendidos exclusivamente por empreendedores negros. Convidados de outras cidades que se identificam com o movimento também participaram. As principais linhas de produtos ofertados eram artigos de artesanato, moda casa, beleza, vestuário, entre outros.

Como forma de prestigiar e valorizar o empreendedorismo de pessoas negras na cidade, e ao mesmo tempo disseminar a pauta antirracista, a feira teve promoção da Secretaria Municipal Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

O papel do evento

“A Feira é um verdadeiro resgate da nossa ancestralidade”, destaca a empreendedora Lisiane Teixeira Batista

Mais de 20 empresárias negras marcaram presença nesta edição. A empreendedora Lisiane Teixeira Batista reconhece a importância do evento. “A Feira é um verdadeiro resgate da nossa ancestralidade. Com a minha participação no evento posso mostrar o que faço com minhas mãos. É muito importante para nós quando alguém chega na banca, olha o produto e se identifica”, disse.

Na avaliação da secretária adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes, Ednea Paim, o afroempreendorismo ganhou força e visibilidade na cidade fortalecendo o empreendedorismo e gerando espaços de conscientização do seu potencial. “Encontrando assim apoio para potencializar seus negócios, e criando oportunidades de realizar sonhos de um crescimento econômico, gerando assim grandes  fortalecimento do seguimento negro na nossa região”, destaca.