Feira do Livro de Canoas encerra com otimismo e traz mensagem de esperança

Com público, presencial e online, que ultrapassou 350 mil pessoas, a 37ª edição do evento foi um sucesso

Foto: Tony Capellão/PMC

Com 26 letras e infinitas conexões, a 37ª Feira do Livro de Canoas se encerrou, neste domingo (12), com a apresentação do Coral de Canoas (COCAN), escritores, artistas e autoridades municipais. Durante 12 dias, 17 bancas de livreiros comercializaram diferentes obras literárias na Praça da Bandeira, no coração da cidade. Centenas de estudantes, pessoas da comunidade e de municípios vizinhos circularam pelas sessões de autógrafos, bate-papos com autores, oficinas e shows musicais realizados durante a festa dos livros. Além disso, o público teve a opção de acompanhar a programação cultural pelas páginas da Prefeitura de Canoas no Youtube e Facebook.

“Neste 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, encerramos com muita alegria essa Feira do Livro. Aproveito para lembrar Franz Kafka: ‘o livro é como o machado, que rompe os mares gelados da alma’. O livro tem o poder da transformação, da libertação, e esse é o papel da cultura”, destacou o prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Ele ainda esclareceu que o mais fácil teria sido realizar apenas uma Feira online ou não realizar o evento em função da pandemia. “Mas nós escolhemos o caminho mais difícil e, por isso, estamos aqui para celebrar os resultados. Quero parabenizar a Lilian, a patrona, que esteve todos os dias participando com encantamento pela cultura e pelos livros”, completou o prefeito.

O secretário municipal da Cultura, Pinheiro Neto avaliou o balanço da Feira como muito positivo. “Ficou evidente que as pessoas estavam com saudade de frequentar a Feira, passear pelas bancas, pegar os livros nas mãos, viver a cultura. O grande destaque foi o bônus-livro. Um investimento do poder público para estimular a leitura e incentivar a economia do setor dos livreiros. Foram 1.700 bônus-livros para alunos e professores, no valor de R$ 60 cada, distribuídos nas 85 escolas da rede municipal de ensino”.

A patrona da 37ª Feira do Livro de Canoas, Lilian Rocha, destacou que foi uma grande alegria perceber a Praça da Bandeira cheia, com canoenses e pessoas de fora, além de muitos estudantes. “A Feira está de parabéns, por todo o processo de valorização da cultura e da arte. Agradeço e faço uma homenagem aos meus pais, que sempre me incentivaram a ler”. Além de escritora e farmacêutica, Lilian é musicista e brindou o público com um pouquinho do seu canto. Ela recitou: “Quando escutares o meu canto, não esqueças que te entrego o meu sopro de vida. O meu canto que se expressa pelo meu corpo, pelo meu olhar, em cada palavra dita, em cada momento vivido”.

Para o curador Luciano Alabarse, a Feira do Livro se encerra com uma sensação de alegria. “A Feira, promovida pela Prefeitura de Canoas, trouxe a esperança de diferentes formas. Os escritores participaram de forma emocionada depois de um longo período só de atividades oline, em função da pandemia”, pontuou. Ele lembrou que a missão era devolver a Feira do Livro para Canoas, com toda a grandiosidade que a cidade merece.

O último dia da 37ª Feira do Livro de Canoas teve oficina de escrita criativa para crianças e adolescentes. Contou também com a terceira edição do Anime Multi Geek, com concurso de cosplay e diferentes personagens inspirados nos super-heróis. Toda a programação também contou com a presença do xerife, o ator Jairo Klein, que tocou o sino para avisar que a Feira estava se encerrando.

Organizada pela Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal da Educação, a Feira do Livro deste ano contou com o patrocínio Master da Corsan, patrocínio do Banrisul Vero e apoio do SESC. Todas as atividades foram gratuitas. Com o tema literário “Centenário de Josué Guimarães”, teve como escritores homenageados Diana Corso e Mário Corso.

Números finais da 37° Feira do Livro (1°/10 a 12/10):

– Público de circulação na Feira: 16.000 pessoas;
– Número de livros vendidos: 6.180 obras;
– Venda dos livreiros : R$ 148.453,00:
– Bônus-livros: 1.700:
– Visitação de estudantes da Rede Municipal: 1.350 alunos:
– Estudantes online: 11 escolas – 233 alunos assistiram de forma virtual a Feira;
– Estudantes presenciais: 61 escolas;
– Visualizações da programação pelo Youtube e Facebook: 337.528;
– Público presencial e online: 353.528 pessoas.