Estação Fátima amanheceu segura

Local foi o escolhido, nesta segunda (16/1) para receber a Operação Amanhecer Seguro, da Secretaria de Segurança Pública de Canoas

Segundo dados do Observatório de Segurança Pública de Canoas, em 2022, o roubo a pedestres registrou uma diminuição de 15,3% — Foto: Alisson Moura/PMC

Na manhã desta segunda-feira (16/1), a Operação Amanhecer Seguro, promovida pela Secretaria de Segurança Pública de Canoas, foi realizada na Estação Fátima, da Trensurb, das 5h50 até às 6h40. Iniciada no dia 22 de janeiro de 2021, a ação, que tem como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores no horário em que muitos estão indo ou retornando de seus trabalhos, completa dois anos neste mês. Há quase 24 meses, trabalhadores e pedestres estão familiarizados com a presença dos agentes da Guarda Municipal (GM), de segunda a sábado, em estações, ruas e praças do município, nas primeiras horas da manhã.

Segundo dados do Observatório de Segurança Pública de Canoas, em 2022, o roubo a pedestres registrou uma diminuição de 15,3%. Foram registradas 1.777 ocorrências em 2021 contra 1.506 em 2022. Conforme a supervisora da GM, Patrícia Soares, a diminuição nos índices de criminalidade apontam para os locais em que acontece a operação. “O nosso Observatório de Segurança faz semanalmente o levantamento dos dados estatísticos de criminalidade e constatamos que nos locais em que a Guarda Municipal está presente, não houve registro de ocorrências”.

A Operação Amanhecer Seguro conta com o auxílio do relatório Mapas Semanais, desenvolvido pelo Observatório de Segurança Pública. Através destes dados, é possível identificar geograficamente as incidências, o perfil e as características, para então, desenvolver as ações.