Essa é para sorrir: Canoas implanta Central de Regulação Odontológica

Iniciativa, pioneira na região, começou a funcionar no dia 1º de agosto

Foto: Tony Capellão/PMC

Transparência na marcação de consultas, redução da fila de espera e acompanhamento integral do paciente. Esses são alguns dos benefícios proporcionados pela implantação da Central de Regulação Odontológica de Canoas. A iniciativa, pioneira na região metropolitana de Porto Alegre, começou a funcionar no dia 1º de agosto.

Com a regulação, o agendamento de consultas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) acontece por classificação de risco, e não mais por ordem de chegada. Com isso, pacientes com casos mais críticos e situações de urgência recebem prioridade. Até então, a endodontia (tratamento de canal) era a única especialidade que contava com regulação. Agora, passam a ser reguladas também: periodontia, cirurgia oral menor, estomatologia e o atendimento a pessoas com deficiência.

A inclusão no sistema de regulação é feita pelo dentista que atende o paciente na unidade básica de saúde (UBS). “Não era possível mensurar, por exemplo, o número de pacientes que aguardavam por atendimento, nem o tempo de espera. Teremos agora todo o histórico de atendimento do paciente dentro do sistema”, explica a coordenadora da Central de Regulação, Viviane Fatturi Goldoni.

Ela destaca, ainda, que existe o plano de retomar os mutirões de atendimento, que foram suspensos em função da pandemia. Há dois anos, mais de três mil pacientes aguardavam por consultas para tratamento de canal no município. Atualmente, o número fica em torno de 360, graças a um trabalho de atualização para agilizar a fila de espera.