Em SP, prefeito Jairo Jorge acompanha leilão da PPP que irá modernizar e ampliar a rede municipal de iluminação pública de Canoas

Nesta terça-feira, 16, o Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, estará em São Paulo, na sede da B3, para acompanhar o leilão da concessão administrativa que irá modernizar, eficientizar e ampliar a rede municipal de iluminação pública de Canoas.

O valor estimado da concessão é de R$ 110 milhões, ao longo dos 24 anos de contrato, e a modalidade adotada é a Concorrência Pública. Assim que implantada, a empresa responsável pela concessão terá como incumbência a prestação dos serviços de iluminação pública no município, incluindo a instalação, desenvolvimento, modernização, expansão e eficientização energética.

Isso significa, na prática, que todos os mais de 30 mil pontos de iluminação, de todas as regiões da cidade, incluindo vias, praças e parques, terão o sistema de iluminação qualificado, além da substituição das lâmpadas convencionais por LED, o que proporciona maior luminosidade e menos gasto energético. Uma das novidades da PPP será a criação de um Centro de Controle e Operação, que garantirá maior agilidade e qualidade na resolução dos problemas de iluminação, como a troca de lâmpadas, por exemplo, pois todos os pontos de iluminação terão telegestão.

O Prefeito Jairo Jorge destaca a importância do projeto para os moradores de Canoas. “Estamos apresentando um projeto inovador, diferenciado e de alta qualidade, que irá transformar a iluminação pública da nossa cidade, trazendo mais segurança, desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população. Daqui para frente, toda a sociedade canoense vai viver em uma cidade bem iluminada, com luminárias de LED em todas as ruas, avenidas e vias”, explica.

A empresa vencedora deverá ainda desenvolver e implantar projetos de iluminação cênica em 14 locais previamente escolhidos pela prefeitura, com destaque para prédios históricos e pontos turísticos, além de sistema de iluminação especial em praças e parques.

A PPP trará ainda diversos outros benefícios para a cidade, como a queda de mais de 60% nos gastos do município com iluminação pública, ampliação da segurança nos espaços públicos, redução do impacto ambiental e a maior oferta de serviços no horário noturno, proporcionando desenvolvimento econômico.