Em Canoas, Saúde Tá na Área leva serviços a moradores de condomínios populares

Iniciativa ocorre nas terças e quintas-feiras, com exceção de feriados e dependendo das condições climáticas, em todos os quadrantes do município

Programa oferece à comunidade ações preventivas de saúde e serviços de assistência social — Foto: Vinicius Thormann

O programa Saúde Tá na Área, na manhã desta quinta-feira (21), disponibilizou aos moradores do Condomínio Mathias Velho, situado no bairro de mesmo nome, ações preventivas de saúde, como testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), aplicação da vacina contra a gripe comum e pesagem para as crianças. O público presente também pode usufruir dos serviços do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Móvel, como segunda via de certidões de nascimento e inscrições para o Cadastro Único e o Bolsa Família. A iniciativa ocorre nas terças e quintas-feiras, com exceção de feriados e dependendo das condições climáticas, em todos os quadrantes do município.

“Trata-se de um programa amplamente desejado pela comunidade por ser de fácil acesso e desafogar os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde. Oferecer a nossa Canoas serviços ágeis e sem ter burocracia é o diferencial da nossa gestão”.

Ao contrário das edições anteriormente feitas pela tradicional unidade móvel, consultas com dentistas estão suspensas durante a pandemia do novo coronavírus. A medida segue a recomendação do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS), que, em relação aos estabelecimentos públicos, permite apenas atividades comprovadamente de urgência e emergência no Estado.

Segundo o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, ações como o Saúde Tá na Área são iniciativas da gestão municipal para oferecer aos canoenses serviços importantes em locais próximos ao conforto de seus lares. “Trata-se de um programa amplamente desejado pela comunidade por ser de fácil acesso e desafogar os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde. Oferecer a nossa Canoas serviços ágeis e sem ter burocracia é o diferencial da nossa gestão”, declara.