Em Canoas, Festa dos Pretos Velhos é lembrada no Calçadão

A Secretaria Adjunta da Diversidade e Comunidades Tradicionais organizou nesta sexta-feira, 13, no Calçadão de Canoas, uma homenagem ao Dia dos Pretos Velhos. Conhecidos como uma das entidades mais poderosas na umbanda, os Pretos Velhos carregam uma história de sabedoria, simplicidade e muito sofrimento. Os ensinamentos que trazem sobre a vida são frutos de obstáculos superados com fé e perseverança, afirmam os religiosos.

Muitos deles eram escravos africanos, por isso, o dia de celebrá-los é 13 de maio, data da Abolição da Escravatura no Brasil, realizada em 1888.

Submetidos a castigos, trabalhos físicos e humilhações, eles tornaram-se espíritos evoluídos e hoje auxiliam todos aqueles que precisam de ajuda.

“Resolvemos trazer para o Calçadão essa celebração que quebra paradigmas. A negritude da matriz africana e as entidades dos Pretos Velhos merecem nossas reverências. Essa é uma forma de trabalhar a cultura, rompendo preconceitos”, comentou Pai Santiago, secretário adjunto da Diversidade.