Em busca de estratégias conjuntas para a saúde, secretários de Canoas se reúnem com Arita Bergmann

Apresentação dos dados foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Felipe Martini, durante reunião, em Canoas, na manhã desta quarta-feira (24/5) — Foto: Guilherme Pereira/PMC

O panorama das principais demandas na área da saúde, especialmente no que se refere ao recebimento de recursos e repasses do Estado para a execução de programas e gestão dos hospitais, foi apresentado, nesta quarta-feira (24), pelo secretário de Saúde de Canoas, Felipe Martini, durante visita da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Após o encontro, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), eles estiveram no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).

Segundo Martini, no acordo tripartite (União, Estado e Município) para investimentos na área, a Prefeitura de Canoas tem aportado a maior fatia dos valores, o que dificulta novos investimentos. “Nesse momento de reconstrução do sistema de saúde de Canoas, o diálogo com a secretária estadual, que visita a Secretaria da Saúde pela primeira vez, é importante e tem a intenção principal de construir estratégias para alcançar mais equilíbrio”, declarou.

Na avaliação do secretário, o encontro foi produtivo para construir estratégias que auxiliarão Canoas a “colocar a casa em ordem”. As secretarias de Saúde e de Gestão Hospitalar estão mapeando as principais dificuldades, a fim de recompor adequadamente as equipes que cuidam dos canoenses e qualificar os atendimentos.

“Vivemos um desequilíbrio fiscal de R$ 169 milhões, dívida constituída ao longo de 2022 e que impactou nos repasses dos recursos para as casas de saúde e qualificação dos mais diversos atendimentos. No entanto, junto com a Secretaria de Gestão Hospitalar e todas as respectivas diretorias, estamos empenhados em superar os desafios. Gradativamente, vamos avançar e quebrar ciclos de longas esperas em filas, cirurgias e outros serviços de saúde. Planejamos a ampliação da telemedicina e de cuidados com a atenção básica, o que dará à comunidade mais tranquilidade e rapidez nos atendimentos”, enfatizou Martini.

Arita destacou que o programa Assistir tem sido a garantia dos municípios quanto ao recebimento de recursos e que Canoas está incluso nele. “Constantemente são feitas avaliações de investimentos e conhecer melhor as demandas de Canoas ajudam nesse processo”, afirmou.

A visita foi acompanhada pela secretária de Gestão Hospitalar de Canoas, Juceila Dall’Agnol, pela diretora de Regulação Hospitalar da SMS, Michele Tigre, pela diretora do Fundo Estadual da Saúde, Meriana El Ker, e pelo diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

Operação Inverno

Arita convidou oficialmente os secretários de Canoas para participar do lançamento da Operação Inverno. O ato acontece na próxima segunda-feira (25). A secretária adiantou que o Estado vai incrementar recursos para as portas de entrada de urgência e emergência dos hospitais com mais de 70 leitos, com o objetivo de ampliar os atendimentos pediátricos, especialmente nas UTIs. De acordo com Martini, o Município fará a sua parte para receber os recursos do governo do Estado, ampliando a contratação de profissionais pediatras para oportunizar mais atendimentos, além de planejar o acréscimo de atendimentos nas unidades de saúde e UPAs.

Visita ao HNSG

Após a reunião na sede da SMS, o grupo se dirigiu ao Hospital Nossa Senhora das Graças para uma visita à direção da instituição. Na oportunidade, o diretor geral do HNSG, Luís Antônio Linder, fez uma breve apresentação da estrutura e destacou que o principal objetivo da nova gestão é reduzir o déficit da instituição, o que será possível com o trabalho constante e integrado com o Município e com o apoio do Estado.