Em apenas 6 meses, Prefeitura de Canoas aplica recorde de multas na Sogal; Você pode denunciar, veja como

Somente nos primeiros seis meses de 2021, o valor de multas aplicadas está em R$ 227,5 mil

Foto: Tony Capellão/PMC

Desde que a nova gestão municipal assumiu e regida pelo decreto que determina normas de prevenção contra a Covid-19 a serem cumpridas nos ônibus de Canoas, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana intensificou a fiscalização aos coletivos. Com isso, o número de multas aplicadas na empresa Sogal aumentou consideravelmente em comparação ao ano anterior.

Somente nos primeiros seis meses de 2021, o valor de multas aplicadas está em R$ 227.500,00. Valor 200% maior do que o aplicado em todo o ano de 2020, que fechou em apenas R$ 50.000,00. Em comparação, ao longo de todo ano de 2019 o valor de multas aplicadas foi de R$ 201.000.00.

São cerca de 398 autuações aplicadas até o dia primeiro de junho, principalmente por infrações em viagens não realizadas (R$460,00 a cada ausência), saídas fora do cumprimento da tabela horária – superando 5 minutos de tolerância para mais ou para menos, bem como superlotação (R$ 1.840,00 a cada excesso de passageiros verificados nos veículos) e más condições dos veículos.

“Não estamos poupando esforços para garantir melhorias nos serviços prestados pela Sogal, que têm obrigações a cumprir e precisam atuar com responsabilidade”, garante o secretário de Transportes, Francisco Nunes

A Secretaria de Transportes fiscaliza, diariamente, o transporte coletivo. O monitoramento acontece, principalmente, para que se cumpram as diretrizes determinadas nos protocolos e se evite aglomerações dentro dos veículos.

O secretário de Transportes, Francisco Nunes, lembra que os cidadãos vêm enfrentando, na prática, os efeitos dos descumprimentos por parte da empresa, por isso a situação dos coletivos é reavaliada diariamente, com vistas a um transporte de qualidade, sem transtornos, atrasos e longas filas. “Estamos executando toda a fiscalização necessária. Não estamos poupando esforços para garantir melhorias nos serviços prestados pela Sogal, que têm obrigações a cumprir e precisam atuar com responsabilidade. Nossas ações seguirão intensificadas para que o cidadão canoense tenha transporte eficiente e satisfatório”, garantiu o secretário.

Denúncias de aglomeração ou atrasos nas linhas podem ser feitas das 9h às 18h pelos telefones: 51 34257637 e/ou 51 993659452.