Em apenas 10 dias, obras da Vala da Florianópolis já dão mais qualidade de vida aos moradores

Veja relatos de quem mora por ali e comemora solução definitiva para os problemas

Foto: Gustavo Garbino/PMC

A Vala da Rua Florianópolis foi fechada ainda no ano de 2016. O mau cheiro e a infestação de insetos foram resolvidas com a ação, mas novos problemas surgiram com a mudança. “Trocamos antigos problemas por novos, como o acúmulo de lixos e uso de drogas nesta área”, relembra Sadi de Freitas Lopes, de 64 anos, que mora há 22 anos ao lado de onde estão acontecendo as obras.

Com o início da reurbanização da vala, em apenas 10 dias do início das intervenções da Prefeitura de Canoas, a situação parece ter se encaminhado para a solução definitiva. “Agora, retiraram todo o lixo que tinha, limparam o espaço, acabando com o mato que, antes, servia como esconderijo para uso de drogas e outras situações. Está ficando muito bom, graças a Deus”, conta Lopes.

Os demais moradores do entorno da obra já se mostram contentes com o que estão vendo. Um exemplo é Enio dos Santos Lucena, de 40 anos, morador da Rua Martinho Lutero há cinco anos. Todos os dias ele acompanha a evolução na antiga vala da Florianópolis.

“Estamos muito animados aqui. É uma obra que estamos aguardando há tempos. Vamos ter um espaço de lazer para interagir com os vizinhos como, também, uma melhoria que vai gerar uma valorização desta região. Vai ser ótimo!”, conclui.

Projeto prevê mais qualidade de vida

Com previsão de conclusão em até cinco meses, a vala – que vai da Rua da República até a Av. Guilherme Schell – terá a construção de ciclovia, calçada, academia ao ar livre, pracinhas, espaços de descanso, entre outras melhorias.

O secretário interino de Obras, Marco Antônio Oliveira, ressalta a importância da urbanização da antiga vala. “Sabíamos da necessidade de uma ação da Prefeitura nesta região. É uma obra que estamos executando com muito orgulho e trará um grande benefício para a comunidade. Bem-estar e qualidade de vida estão sendo garantidos para os canoenses, e esse é o nosso objetivo diário”, concluiu.

A empresa Eurovias Engenharia é a responsável pela execução das melhorias com a fiscalização dos técnicos da Secretaria de Obras.