É hoje! Saiba tudo sobre o Carnaval de Canoas

O Carnaval de Canoas será realizado neste sábado (29). Oito escolas de samba ingressam na Rua República, no bairro Harmonia, a partir das 20h, para desfiles repletos de folia, diversão e muita energia. A entrada é gratuita.

Segundo a secretária interina da Cultura, Cristina Colares, a expectativa é alta para o evento. “Essa festa popular, tão importante para os canoenses, vai trazer um belíssimo desfile das escolas, que estão se preparando há muito tempo para este momento. Estamos ansiosos”, destaca.

O desfile iniciará pelo Grupo de Acesso, com a Império da Mathias abrindo o evento, às 20h. O encerramento acontece às 02h55, conforme cronograma abaixo. O Carnaval 2023 é uma realização da Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Cultura.

Regulamento

O Desfile 2023 não será competitivo e não terá carros alegóricos. Além disso, não haverá penalidade para quem não cumprir o horário de início e o tempo de apresentação, mas será reduzido o tempo da escola na avenida, fechando o horário previsto na programação. O número mínimo de integrantes em cada agremiação será de 100 participantes para o Grupo de Acesso e de 150 no Grupo Especial. O descumprimento do número mínimo de componentes irá gerar penalidade, com a perda de prioridade da escola na escolha na ordem do desfile para o Carnaval de 2024.

Confira a ordem dos desfiles

20h – Império da Mathias

20h45 – Pérola Negra

21h30 – Aquarela do Samba

22h15 – Tradição de Niterói

23h – Nenê da Harmonia

23h55 – Unidos do Guajuviras

00h50 – Rosa Dourada

01h45 – Soares

Serviço

Desfile das Escolas de Samba

Quando: 29 de abril

Horário: 20h

Local: Rua República, entre a Praça Harmonia e a Rua Rio Gravataí

Conheça a Corte do Carnaval de Canoas

Eleitas em 2019 e sendo a corte com mais tempo de reinado, quatro anos, a rainha Paola Danubia e a princesa Marla Selenti, e o Rei Momo Luís Alberto da Rosa, o Xandy, eleito em 2018, aguardam ansiosos pelo retorno do Carnaval de Canoas. Os desfiles acontecem no próximo sábado (29).

“É muito importante e gratificante representar o Carnaval de Canoas. Carnaval é cultura, gera emprego e conhecimento. Ser representante real dessa grande festa me deixa realizada e com grande senso de responsabilidade”, destaca a rainha Paola Danubia Azevedo.

A princesa Marla Selenti ressalta a importância do retorno do Desfile de Carnaval para a comunidade canoense: “Passamos pela pandemia, alguns carnavais cancelados. Este ano iremos encerrar com chave de ouro um ciclo que se iniciou e que é e está sendo muito lindo”.

“A Corte do Carnaval tem o dever de lutar para manter vivo o nosso Carnaval e o dever de trazer de volta aquele belo Carnaval que nosso povo canoense merece”, complementa o Rei Momo Xandy.

Escolha da Corte

A Corte do Carnaval de Canoas foi escolhida em 10 de março de 2019, no Centro de Eventos do ParkShopping, através da avaliação de jurados especializados, que julgaram aspectos como comunicação, simpatia, desfile, desenvoltura, espírito carnavalesco e samba no pé, além de entrevista de conhecimentos específicos sobre Carnaval.

Já o concurso para escolha do Rei Momo ocorreu em 24 de março de 2018. Ele foi considerado o primeiro Rei Momo eleito fora dos padrões estéticos característicos de seus antecessores, tendo 1,75 cm de altura e pesando apenas 76 kg.

Conheça um pouco mais sobre a Corte do Carnaval 

Rainha

Paola Danubia

Idade: 30 anos

Bairro: Guajuviras

Profissão: analista de Comércio Exterior, professora de samba, maquiadora e designer de sobrancelhas

Depoimento: “Será emocionante representar a folia em Canoas, que volta após dois anos de pausa devido à pandemia de Covid-19. Vamos transmitir energia e alegria aos foliões e simpatizantes do Carnaval. Nosso foco e objetivo é contagiar as pessoas que estão carentes dessa grande festa. Eu, como Rainha, junto com minha Corte, assumo este compromisso para mostrar nosso amor ao Carnaval, arte e muito samba no pé”.

 

Princesa

Marla Dèber Selenti

Idade: 34 anos

Bairro: Rio Branco

Profissão: professora (servidora do município de Canoas)

Depoimento: “Para mim, como carnavalesca e defensora da cultura, digo que fazer parte da Corte de Canoas é um ato de resistência e amor ao Carnaval. Somos o cartão de visitas do Carnaval, através do nosso trabalho e desenvoltura durante o reinado que é divulgado o Carnaval. As escolas e entidades carnavalescas nos recebem, conhecemos um pouco das suas realidades, suas comunidades e suas expectativas para o grande evento do Carnaval em si”.

 

Rei Momo

Luís Alberto da Rosa, o Xandy

Idade: 55 anos

Bairro: Niterói

Depoimento: “Venho de uma família de carnavalescos, minha família fazia parte da escola de samba Os Tártaros e, desde pequeno, participava e me considero um verdadeiro amante do Carnaval. Dando seguimento dentro do Carnaval de Canoas, dei um passeio pela extinta Noite Ilustrada, Estado Maior do Rio Branco e Acadêmico de Niterói, passando por alas, passista até Rei de Bateria”.