É de Canoas! Martina, uma jovem campeã do hipismo

Menina de 9 anos ficou em 3º lugar em competição nacional

Foto: Alisson Moura/PMC

Nesse domingo (24), Martina Zoé Sánchez, de 9 anos, ficou em 3º lugar na Competição de Salto Nacional de 4 estrelas (CSN*4 – The Best Jump), na categoria Mini Mirim. O CSN*4 foi realizado em Porto Alegre, de 21 a 24 de abril, e reuniu mais de 300 atletas do Brasil. Apesar de ser um evento nacional, recebeu também atletas de outros países, como Argentina e Uruguai.

Martina foi contemplada no Edital de Auxílio Esportivo, da Prefeitura de Canoas, e tem disputado competições estaduais e nacionais representando o município e obtendo ótimos resultados.

Em 2020, ela foi vice-campeã na categoria de 0,60m da Liga Hípica do Vale dos Sinos. Já em 2021, ficou em 6º lugar no Campeonato Gaúcho de Hipismo (na categoria de saltos de até 0,80m) e, no Campeonato Brasileiro, disputado em São Paulo, a pequena canoense ficou em 19º lugar – de um total de 130 participantes de todo o Brasil.

Martina é a única do Estado e uma das poucas no país que disputa a categoria Mini Mirim com apenas 9 anos de idade. Segundo seu treinador, Ciro Abel Pinto, “Martina é uma das 30 crianças no mundo que competem com apenas 9 anos de idade – e ainda obtendo ótimos resultados”, afirma.

Orgulho de Canoas
“Eu tenho muito orgulho de ser de Canoas”, afirma a sorridente Martina que, conforme conta o pai Martín Sánchez, pediu para ter uma bandeira de Canoas para erguer durante as competições em que participa. “Ela ama a cidade em que vive e quer sempre deixar claro de que ela é de Canoas”, conta Martín.

Martina conta que deseja ser uma inspiração para que outros jovens canoenses conheçam e pratiquem o hipismo, afinal hoje ela é a única representante de Canoas nas competições de hipismo.

Uma jovem experiente
O pai de Martina conta que a paixão por cavalos surgiu quando a menina tinha apenas quatro anos de idade. “Não tínhamos cavalo e nem participávamos de competições de hipismo. Achamos que talvez fosse algo passageiro, mas, desde então, não houve uma semana em que a Martina não cavalgou. É a sua paixão”, conta.

Três vezes por semana ela vai com os pais até o Centro Hípico Manège Metzler, em Novo Hamburgo, para treinar com um de seus dois cavalos, “Chokito” e “Prestígio” – demonstrando que chocolate é outra de suas paixões.

Todo este treino coloca a jovem na frente de muitos que, apesar de jovens, não possuem os cinco anos de experiência no hipismo que Martina já possui.

Próximos desafios
Neste ano, Martina vai erguer a bandeira de Canoas em mais dois grandes eventos: o Torneio Brasileiro de Hipismo, em Santa Catarina, e o Torneio Nacional Aberto, em São Paulo. Ambos os eventos contarão com o apoio da Prefeitura de Canoas, através do Auxílio Esportivo, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

“O Auxílio Esportivo é um instrumento muito importante para incentivar a prática esportiva de competição, pois auxilia desenvolvimento de jovens talentos como a Martina em diversas modalidades em que o programa Atleta Cidadão do Futuro não consegue alcançar. Martina é a prova de que investir no esporte gera bons frutos para toda a sociedade”, afirma o secretário Carlos Lanes, da SMEL.

Se os resultados de Martina se repetirem, a bandeira de Canoas vai ser erguida novamente para a alegria dela e dos canoenses.