Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito: caminhada presta homenagens em Canoas

A 2ª edição da Caminhada Alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi realizada na manhã deste domingo (20), em Canoas. A saída dos participantes aconteceu pouco depois das 9h 30, em frente ao ParkShopping. “Fizemos a caminhada com o objetivo de chamar a atenção da população para que cumpram as regras de trânsito e, com isso, teremos muitas mortes evitadas”, avalia o secretário de Trânsito e Mobilidade de Canoas, Marcos Daniel Ramos.

O ato também prestou homenagem aos profissionais de segurança, transportes e saúde que atuam no atendimento em rodovias. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) em parceria com as secretarias adjuntas de Juventude e de Diversidade. Ainda segundo Marcos Daniel, a cidade de Canoas já registrou 13 mortes no trânsito somente neste ano.

Sobre o Dia Mundial:

Desde 2005, a ONU elegeu o terceiro domingo de novembro como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Este dia é dedicado às milhares de vítimas de desastres de viação e às suas famílias e amigos. Tem ainda o propósito de prestar homenagem às equipes de emergência, à polícia e aos profissionais médicos que diariamente lidam com as consequências traumáticas da violência no trânsito. Cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil, são 43 mil fatalidades, sendo quase 2 mil crianças, de acordo com dados do Ministério da Saúde – Datasus.