Dia do Trabalhador foi celebrado com atividades de lazer e cultura em Canoas

Foto: Gustavo Garbino - PMC

Mais de dez mil pessoas passaram nesta segunda-feira (1°) pelo Parque Eduardo Gomes, durante a Festa do Dia do Trabalhador. O evento foi promovido pela Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Cultura, e contou a oferta de diversos serviços e atrações culturais gratuitas.

A programação incluiu atividades de esporte e lazer, espetáculo de dança, peças teatrais. O evento também teve a participação de 24 expositores na feira ao ar livre, sete grupos de teatro e quatro grupos de danças. Todos artistas e artesãos canoenses, como explica a secretária interina da Cultura, Cristina Colares.

“Além de oferecermos um dia de lazer e cultura aos cidadãos da cidade, tomamos o cuidado de também exaltar e dar oportunidade aos trabalhadores das artes do município”.

Quem desembarcou no Parque Eduardo Gomes foi a skatista Maria Lúcia Campos, do bairro Mato Grande. A menina de 13 anos tinha acabado de chegar de São Paulo, onde conquistou o terceiro lugar no campeonato amador de skate, promovido pela skatista Pâmela Rosa. Acompanhada dos pais, ela não perdeu tempo e foi para a pista de skate do Eduardo Gomes, onde posou para fotos e compartilhou sua felicidade com os demais.

Para aproveitar o dia, o casal Márcio e Fabiana da Rosa, do bairro Rio Branco, preparou um piquenique e levou os dois filhos ao parque. Sentados à sombra, curtiram o movimento enquanto os meninos participavam de todas as atividades oferecidas. “Eles acabaram de ouvir uma contação de histórias, já estão correndo pelo parque”, disse Fabiana.

O casal Paulo e Daniele Bonifácio levou o pequeno Miguel para aproveitar o dia de festa. Enquanto o menino praticava judô, os pais curtiam o gramado tomando chimarrão. “Gostamos de frequentar o Parque Eduardo Gomes e a festa do Trabalhador está bem organizada. É importante ver que os departamentos da Prefeitura estão aqui, isso ajuda quem não pode ir durante a semana nos locais de atendimento resolver problemas”, destacou Paulo.

Aproveitando a interação com o público ao ar livre, o Coletivo de Teatro Paná Paná exibiu o fragmento ‘Capitalistas’, da peça Cunhas. A diretora do grupo, Janete Costa, revela que o ato teatral, em roda, junto aos espectadores propicia uma interação diferente com o palco. “Aqui no solo, é mais fácil olhar nos olhos das pessoas e transmitir expressões mais intensas. As pessoas comentam isso. E para nós, todo local é um palco, só basta ter público”, explicou.

Serviços presentes no evento

Secretaria de Esporte e Lazer realizou torneio de Câmbio, Aulão de Ritmos e Vivência de Judô.
A Guarda Municipal garantiu a segurança, com apoio da Brigada Militar.
A Secretaria de Bem-Estar Animal realizou atendimento veterinário, disponibilizou medicações e realizou cadastros para castrações.
A Secretaria de Meio Ambiente fez doação de mudas e deu orientações diversas sobre a pasta.
A Secretaria de Assistência Social realizou a confecção do cadastro único e passou orientações para documentos.
A Secretaria de Saúde esteve presente com a Vancina.
Os agentes de trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade organizaram os veículos que acessaram o Parque e fizeram, ainda, demonstração com o etilômetro (bafômetro) aos participantes.
O Procon deu instruções sobre o Direito do Consumidor.
O Banco de Oportunidades fez cadastros e encaminhou entrevistas.
A secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação deu informações sobre os programas Minha Casa, Minha Vida e Nenhuma Casa Sem Banheiro, além de esclarecimentos sobre regularização fundiária.
A Secretaria de Educação promoveu atividades lúdicas, como contação de histórias, atividades no playground e balões divertidos.
A Defesa Civil recolheu doações de roupas e de alimentos.
A Coordenadoria das Mulheres fez esclarecimento sobre direitos e deveres.

Outros participantes
Também prestigiaram o evento e disponibilizaram serviços e informações: Senai, Uniasselvi, Coopertec, Cooperativa Mato Grande Canoense, Cooperativa Mãos Dadas e Movimento Ação Por Canoas (MACA).