Dia D da vacinação contra a gripe em Canoas será em 29 de abril

Das 8h às 17h do último sábado do mês todas as unidades de saúde vão aplicar doses contra a doença — Foto: Thiago Guimarães/PMC

A Secretaria da Saúde de Canoas confirmou a data do Dia D contra a gripe na cidade: 29 de abril, o útlimo sábado deste mês. De acordo com o secretário da pasta, Aristeu Ismailow, o objetivo é garantir que, até lá, 90% dos canoenses estejam imunizados contra a Influenza.

Para garantir esse objetivo, todas as Unidades de Saúde vão abrir das 8h às 17h e sem fechar ao meio-dia. “A vacinação contra a influenza é muito importante para prevenir diversas complicações que se originam com este vírus, principalmente para as pessoas com comorbidades. Faz anos que o RS não atinge a meta de 90% da população vacinada, mas queremos garantir que, aqui em Canoas, a meta será atingida”, destaca o secretário Aristeu.

Próximo do Dia D o público que estará apto a receber a vacina será atualizado pela SMS. A partir desta segunda-feira (10), podem receber as doses o seguinte público: crianças (dos seis meses aos nove anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o nascimento da criança), idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de ensino básico e superior, povos indígenas, profissionais das Forças Armadas, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

De acordo com as cepas do vírus que circulam no mundo, a composição da vacina muda todos os anos, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2023, o imunizante é composto pelas cepas: Influenza A/Sydney/5/2021 (H1N1); Influenza A/Darwin/9/2021 (H3N3); e Influenza B/Áustria (linhagem B/Victoria). A vacina disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é segura e foi amplamente testada por diversos laboratórios.

Confira abaixo o percentual da cobertura vacinal nos últimos cinco anos no Rio Grande do Sul:

2022 – 65,2%
2021 – 79,3%
2020 – 93,5%
2019 – 87,2%
2018 – 86,3%