Dança, poesia e contação de histórias marcam o Dia da Cultura em Canoas

Foto: Alisson Moura/PMC

Uma improvisação de tango chamou a atenção do público que circulava pela calçada da Rua Ipiranga, nas proximidades do número 105, onde fica localizado o prédio da Secretaria Municipal da Cultura. O casal de bailarinos Fábio Verardi e Alessandra Bergmann dançou na programação alusiva ao Dia Nacional da Cultura em Canoas. Além do tango, os pedestres puderam apreciar apresentações de danças urbanas, gaúchas, declamação de poesia tradicionalista e contações de histórias, nesta sexta-feira (5).

“Minha profissão é o jornalismo, mas o tango é uma paixão. Há 12 anos, comecei como um hobby e não parei mais de dançar. É uma alegria participar do Dia Nacional da Cultura em Canoas”, destacou a bailarina Alessandra. O 1º Guri Farroupilha da 12ª Região Tradicionalista, Israel Rodrigues, 16 anos, também participou da celebração. Morador do Bairro Mathias Velho e integrante do CTG Mata Nativa, o jovem declamou a poesia Pingos. “Tenho o papel de colaborar para divulgar as nossas tradições”, comentou.

A diretora municipal de Linguagens Culturais e Eventos, Cristina Colares, a Tina, lembra a importância de o Dia da Cultura ter acontecido com atividades também na área externa da Secretaria da Cultura, democratizando o acesso à arte. “Aos poucos e com todos os protocolos sanitários vigentes, a retomada das atividades culturais vai acontecendo e tornando a Cultura cada vez mais acessível para os canoenses”, salienta a diretora.