Cuidado com os golpes em empréstimos consignados; veja dicas do Procon Canoas

Os golpes em empréstimos consignados, principalmente contra idoso, são um dos crimes mais recorrentes que chegam diariamente ao Procon Canoas. Por conta disso, o órgão disponibiliza uma série de dicas para que a população fique atenta e se proteja contra as fraudes.

Em torno de 40% das ocorrências atendidas estão relacionadas a golpes contra idosos na cidade. Para a diretora do Procon Canoas, Taís Marques, é de extrema importância que o contratante tome os cuidados necessários na hora de realizar o empréstimo. “É importante que o consumidor avalie a real necessidade da contratação do empréstimo consignado e que pesquise prazos e taxas de juros com diversos bancos. Ler o contrato antes de assinar e estar acompanhado de alguém de sua confiança reduzem as possibilidades de golpe”, pontua.

Antes de contratar um crédito consignado, é fundamental uma avaliação cautelosa, pois se trata de um valor descontado diretamente do salário, aposentadoria ou pensão, em parcelas mensais fixas. Lembrando que somente 45% do valor que o solicitante recebe pode ser comprometido com o pagamento das parcelas do empréstimo.

Fique atento

– Não assuma dívidas sem antes refletir e conversar com a família
– Peça emprestado somente em caso de extrema necessidade e jamais solicite um valor acima do indispensável
– Tenha certeza que o valor da mensalidade não irá comprometer o orçamento das despesas fixas como água, luz, medicação e alimentação
– Não faça empréstimo em seu nome para outra pessoa, pois você ficará responsável pelo débito
– Não forneça dados por telefone ou internet
– Pesquise antes quais bancos oferecem as melhores taxas de juros e condições
– Nunca assine documentos sem conter o valor que está sendo emprestado, as condições de pagamento e as taxas de juros
– Exija o prévio cálculo do valor total da dívida

O que fazer em caso de golpe

– Registro de boletim de ocorrência (B.O) e contato com o banco
– Buscar na Previdência Social ou app do INSS através do Histórico de Consignação (Hiscon)
– Levar ao Procon os seguintes documentos: B.O, histórico de consignação, RG, CPF, comprovante de residência e extrato bancário
– O Procon entrará em contato via telefone com a empresa requerendo a cópia do contrato e cancelamento do contrato
– No caso de reclamação não resolvida, a empresa poderá ser multada