É o fim da picada: Tem cidade com população menor recebendo mais vacinas do que Canoas

Prefeitura questiona critério de distribuição adotado pelo governo do Estado; desde sábado, dia 10, não chegam novas vacinas por aqui

Foto: Alisson Moura/Divulgação

Muitos canoenses têm se perguntado: afinal, por que há municípios vacinando idades menores do que Canoas? Para os que aguardam a chegada de sua faixa etária, a dúvida é ainda mais frequente.

Um fato chama a atenção: Canoas vem recebendo, proporcionalmente, menos doses do que outros municípios com população menor.

Vamos aos números: Canoas já recebeu 255.368 doses, para uma população de 346.616 habitantes. Enquanto isso, Pelotas, que tem uma população de 342.405 habitantes, já recebeu 304.103 doses. Ou seja, com uma população menor do que Canoas, Pelotas já recebeu quase 50 mil doses a mais.

A Prefeitura de Canoas informa que já questionou o Governo do Estado. Além disso, algumas cidades não estão obedecendo o Plano Nacional de Imunização, que contempla os Grupos Prioritários. Por essas razões, Canoas não está vacinando faixa etárias menores, como outras cidades.

“O último lote de vacinas que recebemos foi na sexta-feira (9), e no sábado (10), vacinamos pessoas com 39+. Desde então, o Governo do Estado não nos repassou nenhuma dose de vacina contra a COVID-19. Assim que recebermos novas doses, retomaremos prontamente a vacinação”, divulgou a Prefeitura de Canoas, em nota.

Nossa reportagem também questionou as secretaria de Comunicação e a de Saúde sobre os critérios utilizados na distribuição das vacinas, mas até o momento não obteve resposta. Seguiremos cobrando as informações.

REDUÇÃO NOS CASOS DE COVID EM CANOAS

Apesar dos entraves, Canoas tem se destacado positivamente no combate à pandemia. Na última quarta-feira (14), o Município atingiu a marca de mais de 111,3 mil testes para detecção do coronavírus realizados em 2021. Com a ampliação da testagem e o avanço na vacinação contra a Covid-19, Canoas vive um período de queda nos indicadores.

Com base nos dados das últimas cinco semanas epidemiológicas, o número de novos casos aparece em queda gradativa, baixando de 539 para 201, até a última terça-feira (13). Entre 20 de junho e 10 de julho, a redução foi de 52,61%. Com isso, a média diária semanal caiu de 54,6 para 28,7. No mesmo período, os óbitos reduziram de 22 para 13.

Para o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, a redução nos casos está ligada a um conjunto de fatores, que incluem a ampliação da testagem e o avanço da vacinação. “Destaca-se, ainda, a ampliação da capacidade de atendimento na rede pública e os cuidados adotados pela população”, afirma.

Apesar da melhora nos indicadores, o secretário reforça que não é momento de relaxar os cuidados com a prevenção. “Mesmo quem já se vacinou, inclusive com as duas doses ou a dose única, não pode se descuidar”, enfatiza Lemos. Higienizar as mãos com frequência, usar álcool em gel e utilizar a máscara corretamente são medidas essenciais. Além disso, deve-se manter os ambientes arejados e evitar aglomerações.

Testagem

Dos 111.351 testes realizados até 13 de julho, cerca de 60% foram feitos nos cinco centros de testagem abertos pela Prefeitura. Em funcionamento desde o início de março, os serviços possibilitaram um crescimento significativo na média diária de exames. Nos locais, que funcionam sem necessidade de agendamento, são realizados testes rápidos e o RT-PCR, único que necessita de requisição médica. O aumento da testagem permite, por exemplo, identificar os casos positivos, principalmente entre pessoas assintomáticas, e isolar essas pessoas, freando o contágio.

Vacinação

Em Canoas, 155.931 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até a tarde desta quarta-feira, mais de 61 mil  já haviam completado o esquema vacinal com as duas doses ou o imunizante de dose única.

Ocupação da UTI Covid

A redução nos indicadores é sentida também na ocupação hospitalar, com percentuais em baixa desde o mês de junho. Nesta quarta-feira, a taxa de ocupação de UTI Covid-19 estava em 31,62%. Segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, 37 pacientes estavam internados em unidades de terapia intensiva. Já nos leitos clínicos, o índice era de 25%. Atualmente, a rede do município opera com 117 leitos de UTI Covid e 168 de Enfermaria.

Desde o início da pandemia, o número de contaminados pelo coronavírus chega a 44.979 e o de recuperados fica em 42.722. Ao todo, 1.558 pessoas perderam a vida em decorrência da Covid-19.