Covid-19: confira como será a vacinação em Canoas nesta semana

Foto: Tony Capellão/Ecom-PMC

Continua ao longo desta semana a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para os idosos e profissionais de saúde. Devem procurar uma das 27 unidades básicas de saúde (UBSs), das 8h às 12h, as pessoas que já completaram os 28 dias de intervalo recomendado entre as duas doses da CoronaVac. É necessário levar a carteira de vacinação.

Mudança de horário – O horário da vacinação contra a Covid-19 foi alterado devido ao início da campanha de vacinação contra a gripe, nesta segunda-feira (12). Com isso, os idosos e profissionais de saúde devem procurar as unidades de saúde no turno da manhã, das 8h ao meio-dia, para receber a segunda dose do imunizante.

Segurança – Na terça (13) e quinta-feira (15), o município dará sequência à vacinação das forças de segurança. São abrangidos os profissionais com atuação em ações diretas de enfrentamento à pandemia, como policiais militares e civis, guardas municipais, bombeiros, agentes da Susepe, além de servidores de atividades prioritárias do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) e da Polícia Federal (PF), conforme orientação do governo do Estado. A vacinação ocorre das 8h30 às 15h, na Sala de Imunização do Hospital Universitário (Av. Farroupilha, 8.001, Bairro São José). Para se vacinar, é necessário estar lotado em Canoas, apresentar documento com foto e entregar a Declaração de Atribuições para Vacinação, prevista na Resolução 60/21 – CIB/RS.

Primeiras doses – Ainda não há previsão para a continuidade da vacinação da população com 63 anos ou mais, iniciada no último sábado (10), e de profissionais liberais de saúde. O município aguarda o envio de novas doses pelo governo federal para prosseguir com a aplicação das primeiras doses para esses dois grupos.

Arrecadação de alimentos e roupas – A população que passar pelos pontos de vacinação poderá colaborar com a campanha de doação de agasalhos e alimentos organizada pela Defesa Civil de Canoas. As caixas coletoras estão distribuídas nas 27 unidades de saúde.