Cooperativas de reciclagem entregam certificados de parceria para empresas e condomínios locais

Foto: Gabriel Abreu/PMC

Buscando incentivar e melhor a divulgação do serviço de Coleta Seletiva, a Prefeitura de Canoas, através das cooperativas de reciclagem, realiza ações de conscientização em condomínios, prédios e empresas. Como forma de valorizar e reconhecer os locais parceiros, são entregues certificados de boas práticas em relação à reciclagem e à separação de lixo.

Nessa quinta-feira (9), a Cooperativa de Reciclagem Cooarlas entregou a sua primeira gratificação, para a rede de condomínios La Torre, que faz parceria com os cooperados há cerca de quatro anos. Além de auxiliar o meio ambiente e o trabalho dos catadores, os locais podem utilizar o certificado como forma de comprovação da realização de uma correta separação de lixo.

A cooperada Juliana Roloff, da Cooarlas, destacou a importância da iniciativa. “Esse vai ser nosso primeiro certificado entregue aqui na Cooperativa, então é um momento bem especial. Nem todos os locais que aceitam receber esse trabalho de conscientização porta a porta. Por isso, é importante valorizarmos aqueles que são parceiros e fazem um trabalho de referência”.

O certificado foi entregue ao síndico profissional da rede, Silvano Chiden, que ficou grato e reforçou a importância do serviço. “Esse reconhecimento é muito bacana, desenvolvemos essa parceria com o pessoal da cooperativa há muitos anos e sempre buscamos apoiar, ajudar e divulgar. É fundamental que todos façam essa separação, para ajudar o meio ambiente e esses trabalhadores da reciclagem que fazem um serviço de extrema importância para a cidade”.

Os condomínios da cidade podem solicitar parceria das cooperativas para a coleta dos resíduos recicláveis e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para destinação de materiais eletroeletrônicos. As equipes da cooperativa realizam trabalhos de conscientização, palestras e a divulgação de como fazer a separação correta de lixo.

O trabalho faz parte do projeto Canoas Recicla com a Gente, desenvolvido em parceria entre as oito cooperativas da cidade e a empresa Apoena Socioambiental.