Cooperativas de Canoas reciclaram mais de 2 mil toneladas de materiais em 2022

Serviço garante diversos impactos positivos para a sociedade, além de gerar emprego e renda para mais de 800 trabalhadores

Foto: Gustavo Garbino PMC

Durante o ano de 2022, as oito Cooperativas de Reciclagem de Canoas receberam e encaminharam para serem reciclados mais de 2.300 toneladas de materiais. Entre os resíduos reciclados estão papel, plástico, vidro, metal, alumínio, óleo de cozinha entre outros. Neste levantamento está incluso o trabalho da Coopertec, que realiza a gestão exclusiva de resíduos eletroeletrônicos no município, reciclando um total de 54 toneladas deste tipo de material.

“Para nós que trabalhamos há muitos anos na coleta seletiva, este projeto está sendo fundamental para que a população separe e encaminhe de maneira correta seus resíduos. Percebemos que está dando certo porque as pessoas nos reconhecem e os materiais estão chegando no galpão melhor condicionados e em maior quantidade”, elogia Michele Ferreira dos Santos, coordenadora da Cooperativa Renascer.

O trabalho das cooperativas de reciclagem gera emprego para 215 catadores e renda para mais de 800 pessoas, além de promover diversos impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade. Alguns dos principais benefícios que podem ser citados são:

– economia total de mais 12 milhões de kWh de energia, o que equivale a 489 anos de consumo de uma Televisão ligada;
– economia de mais de 52 milhões de litros de água;
– economia de mais de 5 mil metros cúbicos de espaço em Aterros Sanitários;
– mais de 20 mil árvores deixaram de ser cortadas;
– mais de 5 mil barris de petróleo deixaram de ser utilizados;

O trabalho de Coleta Seletiva em Canoas passou por uma reestruturação neste ano, com o aumento do número de cooperativas, passando de quatro para oito, incluindo a Coopertec, que trabalha exclusivamente com a reciclagem de materiais eletrônicos.  O investimento anual da Prefeitura no serviço era de aproximadamente R$3.500.000,00, passando para cerca de R$6.900.000,00.

O secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, comentou sobre a importância do trabalho de reciclagem na cidade. “Avaliamos como muito positivo o desempenho das cooperativas, que ampliaram seus resultados e estruturaram campanhas educativas com a sociedade, além de gerar emprego e renda para centenas de canoenses. Uma cidade que prioriza a sustentabilidade em sua gestão plena na questão ambiental, se desafia em ampliar os serviços de coleta seletiva”, destacou.

Além das melhorias estruturais e ampliação dos serviços, o novo contrato previu a contratação de um trabalho de assessoria ambiental. A iniciativa possibilitou uma maior divulgação dos serviços realizados, capacitação dos profissionais que trabalham nas cooperativas e o desenvolvimento de novos projetos socioambientais.

Formação dos agentes

Os 16 agentes de qualificação da coleta seletiva que compõem o Projeto Canoas Recicla com a Gente, receberam, desde abril de 2022, o total de 60h de formação. As temáticas incluíram conceitos de sustentabilidade, lixo zero, cooperativismo, noções sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), entre outros.

As atividades desenvolvidas no projeto somaram o total de 431 ações, alcançando 12.342 pessoas, nos meses de abril a novembro de 2022. Foram realizadas palestras e visitas em condomínios, escolas, empresas e ações porta a porta, além de eventos em praças e ruas.

Porta a Porta

As ações Porta a Porta, que consistem na aplicação de uma pesquisa de cinco questões, acerca da satisfação, participação e conhecimento da população quanto a Coleta Seletiva, atingiu o total de 4.387 pessoas. A iniciativa também buscou divulgar informações sobre a correta separação e encaminhamento dos resíduos. Em 2022, foram atendidos os bairros Rio Branco, Niterói e Fátima. A previsão é de que a ação seja realizada também em todos os demais bairros da cidade.

Projeto Escolas Lixo Zero

O projeto Escolas Lixo Zero, iniciado em abril de 2022, atendeu 19 escolas da rede municipal de Canoas, levando, para as crianças, informações que preveem a correta gestão e encaminhamento dos materiais recicláveis. Cada uma das cooperativas ficou responsável por uma ou mais escolas e, semanalmente, realizaram a coleta dos resíduos recicláveis nos locais, totalizando mais de oito toneladas recolhidas.

Coleta Seletiva em Canoas

Para outras informações sobre locais, horários e a forma correta de fazer o descarte correto de lixo, acesse www.canoas.rs.gov.br/servicos/coleta-seletiva/ ou entre em contato com a Diretoria de Saneamento, Resíduos e Coleta Seletiva através do telefone (51) 3465.6811 ou pelo e-mail sac.coleta@canoas.rs.gov.br.