Consciência Negra: Ambiental Metrosul destaca programa de igualdade racial

Respeito dá o Tom — Colaboradores da Metrosul vestem a camiseta da igualdade racial

A Ambiental Metrosul lançou, nesta quarta-feira (17), o ‘Respeito dá o Tom’, programa que incentiva e valoriza a diversidade racial no ambiente corporativo, desenvolvido há quatro anos pelo Grupo Aegea. Com o objetivo de promover a equidade nas oportunidades de acesso à organização e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas, também estimula os profissionais, independente do tempo de atuação e cargos que ocupam, a pensarem sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade cada vez mais livre do racismo.

Tendo a conscientização como eixo principal, outras ações foram desenvolvidas, como a campanha antirracista #Repense. Peças estilo lambe-lambe, com expressões usuais do cotidiano mas de cunho racista como “a coisa tá preta”, “indiada”, “denegrir”, entre outras, foram compartilhadas entre os colaboradores convidando-os a refletir sobre o significado e repensar a utilização.

O tema também marcou a retomada das aulas presenciais do Projeto Pescar Unidade Ambiental Metrosul. Na atividade de abertura, os 10 jovens que integram a primeira turma do curso gratuito de iniciação profissional em eletromecânica participaram de um bate-papo sobre racismo, discriminação, desigualdade social entre outros, conduzido pela Coordenadora Corporativa do Respeito dá o Tom, Keilla Martins. Ela comenta que conversar com a juventude sobre a temática racial é sempre muito gratificante, pois “eles são desprendidos de preconceitos e mais conscientes sobre o seu papel para reverter uma realidade que ainda é muito cruel.” Ela ressalta, ainda, que os jovens são mais abertos à reflexão e vestem mesmo a camiseta da causa antirracista. Comissões da Diversidade das câmaras de vereadores das cidades de Canoas e Esteio também conheceram o Programa durante atividades especiais voltadas à Semana da Consciência Negra.

Para o diretor-presidente da Metrosul, Ângelo Mendes, a igualdade racial e o respeito pelas diferenças são pilares da nossa atuação, estão no nosso DNA. “O programa Respeito dá o Tom retrata os muitos “Brasis” que compõem o time Aegea, do qual a Ambientam Metrosul faz parte. É fundamental e de nossa responsabilidade, estender o combate ao preconceito para além do ambiente corporativo”, destaca.

Conforme Keilla Martins, o Respeito dá o Tom é um programa consolidado e já reconhecido. “A Aegea está permanentemente empenhada em contribuir por uma sociedade cada vez mais livre de discriminações. É um programa de todos, já que lutar pelo fim do racismo é responsabilidade de todos”, conclui a coordenadora.

O lançamento do Programa aconteceu na sede administrativa da Ambiental Metrosul, em Canoas, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.