Conheça o Plano Municipal de Arborização Urbana de Canoas

Plano prevê a disponibilização de um aplicativo no qual constarão as informações individuais de cada árvore da cidade — Foto: Alisson Moura/PMC

Nesta sexta-feira (2), a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) e a empresa Ardea definiram os termos e detalhes dos serviços do Plano Municipal de Arborização Urbana. Inicialmente, funcionários da empresa contratada irão atuar na região central da cidade, realizando trabalhos de vistoria e amostragem das árvores. Os serviços devem começar já na próxima segunda-feira (5).

O engenheiro agrônomo da SMMA, Fernando Ferrari, destaca como a iniciativa vai auxiliar o planejamento, a curto e a longo prazo, do processo de arborização do município. “Teremos um diagnóstico bem completo para saber o número de árvores que precisam ser podadas, as que deverão ser substituídas e quais os locais adequados para os novos plantios ordenados”, explicou.

De acordo com o biólogo da empresa Ardea, Fabio Cavitione, os resultados, além de servirem de base para elaboração do plano de arborização, auxiliarão nas tomadas de decisões por parte do Município.

“Primeiro, ocorrerá a coleta de dados de todas as árvores da região central. Todos os espécimes serão mapeados e terão suas características essenciais registradas em um banco de dados robusto, que integrará futuramente um aplicativo onde constarão as informações individuais de cada árvore”.

A partir da primeira ida a campo, os técnicos deverão ajustar as planilhas de coletas de dados e poderão começar o levantamento integral da vegetação. Importante ressaltar que todos os funcionários vão estar devidamente uniformizados e identificados, fazendo uso de GPS, tablets e demais equipamentos de medição.

Plano Municipal de Arborização Urbana

O projeto prevê a criação de diretrizes de plantio, que buscam evitar problemas futuros com espécies inadequadas nos espaços disponíveis, para que, desta forma, as intervenções de poda e corte sejam minimizadas no decorrer dos anos. A empresa contratada deverá realizar um diagnóstico completo, com o mapeamento georreferenciado de todas as árvores da cidade e a identificação das intervenções necessárias. Também está previsto o desenvolvimento de um mapa interativo, onde cada vez que for plantada uma árvore a informação será lançada neste mapa.