Comitê de Gestão de Risco está em alerta: chuvas mais volumosas devem ocorrer entre domingo (24/9) e terça (26/9), com possibilidade de queda de granizo

Foto: Raquel Flores/PMC

Direto da Secretaria Municipal de Segurança Pública, o Comitê de Risco, liderado pelo Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), segue monitorando durante este sábado (23) o cenário meteorológico, com o avanço da instabilidade e possíveis transtornos.

As secretarias de Obras, Transporte e Mobilidade, Assistência Social, Meio Ambiente, Segurança, Serviços Urbanos, subprefeituras distritais, departamentos municipais e escritórios de Comunicação e Participação, estão de sobreaviso para agir em ações emergenciais.

As chuvas mais volumosas devem ocorrer entre domingo (24) e terça-feira (26), com possibilidade de queda de granizo. A estimativa é de 100 a 200mm de chuva acumulada. Em 23 dias do mês de setembro, já foram mais de 400m de chuva em Canoas.

“Nosso gabinete de gestão de risco já está montado e atuando para amenizar os riscos das chuvas, que devem chegar neste domingo e se estender para a semana. Estamos atentos e monitorando cada alteração climática”, destacou o prefeito municipal, Jairo Jorge.

Ações preventivas
A Prefeitura de Canoas está mobilizada em diversas frentes para evitar que os canoenses sofram com os possíveis danos causados pelos altos volumes de chuva que devem atingir a cidade.

As subprefeituras já possuem volumes de lona, em caso de necessidade, diante da probabilidade de queda de granizo. Equipes também aproveitaram o período de tempo bom para revisar alguns pontos de risco, com uso do equipamento de hidrojato.

As Casas de Bombas terão equipes mobilizadas para controle do devido funcionamento da estrutura. Às oito Casas de Bombas estão em pleno funcionamento.

Os ginásios das escolas Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) novamente servem de referência para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.

Casos de emergência podem ser comunicados para a Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764. O órgão também distribui lonas para as subprefeituras, caso necessário. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193 (Guarda Municipal) e 156 para a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade (SMTM).