Começam os atendimentos no Hospital de Campanha em Canoas: em primeiro lugar, a vida!

Iniciaram na manhã deste sábado (27/4) os atendimentos no Hospital de Campanha instalado junto à UPA Boqueirão. O local irá receber exclusivamente pacientes com sintomas compatíveis com a dengue, permitindo que os usuários não precisem esperar um longo tempo nas UPAs. A estrutura terá funcionamento semelhante ao das UPAs, operando 24h por dia, de segunda a segunda.

O prefeito Jairo Jorge chegou cedo ao local, pontualmente às 7 horas, para acompanhar o início dos trabalhos. Ao VALE NOTÍCIA, destacou os esforços no combate à Dengue, com aumento de médicos e a aquisição de testes rápidos pelo Município. “Quanto vale uma vida? Não mediremos esforços para controlar a epidemia da dengue em Canoas”. O Município vem agindo rapidamente no combate à Dengue, e Jairo lamenta que Canoas, mesmo com grande número de casos da doença, não tenha sido ainda contemplada com a distribuição de vacinas do Ministério do Saúde. [CONTINUA ABAIXO]

A triagem dos pacientes seguirá acontecendo na UPA Boqueirão, os casos considerados menos graves serão encaminhados para o Hospital de Campanha. A Prefeitura disponibilizou mais profissionais na UPA, para agilizar esse diagnóstico. Nesta unidade, será feito o acolhimento e atendimento. A estrutura contará com três consultórios médicos, dez salas de atendimento e sala de medicação. O objetivo da estrutura é diminuir a demanda por atendimentos na UPA Boqueirão, localizada na região que registra o maior número de casos de dengue em Canoas.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destaca a importância da estrutura como resposta para o grande número de casos da doença na cidade. “Este Hospital de Campanha é fundamental para desafogar as demandas das UPAs, principalmente nas regiões de Estância Velha e Guajuviras, onde estão os maiores números de casos confirmados. Montamos uma estrutura com capacidade de atendimento semelhante à das UPAs, justamente para garantir um pronto atendimento à população”, ressaltou.

Outras medidas ajudam a combater a dengue

Além da implantação do Hospital de Campanha, já foram colocadas em prática outras medidas para combater a dengue. As unidades de saúde CAIC, Estância Velha e Guajuviras estão com equipes médicas ampliadas. A nova UPA Niterói será reaberta na próxima quarta-feira (1°), com funcionamento 16 horas, das 7h às 23h.

A Prefeitura também adquiriu 40 mil testes rápidos de dengue, que devem começar a chegar na próxima semana. Assim que o município receber as primeiras levas, será reaberta a Central de Testagem, que funciona junto à Estação Canoas da Trensurb.

E a população com mais de 60 anos pode seguir procurando atendimento na UPA do Idoso. O local conta com equipe exclusiva para casos de suspeita de dengue, garantindo que os idosos sejam atendidos de forma rápida. Ainda foram contratados 15 novos agentes de combate às endemias, auxiliando na intensificação das ações de pulverização.

Dengue em Canoas

Atualmente, Canoas registra 3.434 casos confirmados. Os bairros com maior incidência são Estância Velha (1.101) e Guajuviras (644). A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a partir da eliminação da água armazenada em locais que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem uso e sem manutenção.