Com quatro meses de obras, Perimetral Oeste já muda a vida dos canoenses

Trecho 7 já atingiu 48% de conclusão

Foto: Alan Cardoso/PMC

As obras do trecho 7 da Perimetral Oeste atingiram 48% de conclusão nessa segunda-feira (04). Com previsão de conclusão para março de 2023, as melhorias já são visíveis para os moradores próximos à Av. Eng. Irineu Carvalho Braga após quatro meses do início dos trabalhos.

O casal Aline e André da Silva, moradores do bairro Rio Branco, já estavam aproveitando a calçada com acessibilidade que já está pronta em um dos lados da avenida. “Aqui tinha muito lixo, uma bagunça. Em dias de chuva não podíamos passar por aqui porque era muita água nesse valão. Mas agora mudou: asfaltaram a rua, fecharam o valo, tem calçada… agora sim está bom”, afirma André.

Quem também percebeu as mudanças e está gostando é Edson Bueno Lopes, morador do bairro Rio Branco há 51 anos. Ele relembra que as condições eram precárias antes das obras da Perimetral Oeste.

“Era muito barro, valão a céu aberto, tudo atirado. Mas agora tá ficando bom com o trabalho da Prefeitura. Quando tudo estiver pronto vai ser ótimo pra todos, principalmente pros mais jovens que vão ter pracinha e espaços para brincar. Estão de parabéns”, conclui.

Com quatro meses de obras, além do fechamento da vala que existia na Av. Eng. Irineu Carvalho Braga, já foi realizado os serviços de canalização, saneamento básico, drenagem e pavimentação da via.

“Estamos executando os serviços de calçamento com acessibilidade agora. Posteriormente, vamos iniciar a construção dos espaços de lazer e esporte, conforme o projeto do trecho 7 da Perimetral”, afirma o secretário de Obras de Canoas, Marco Antônio Oliveira. “Quem já está gostando agora do que está vendo, vai se surpreender quando a obra estiver 100% concluída”.

O canteiro central será transformado em um espaço de convivência, com quadras de esporte, pista de skate, banheiros, academia pública, áreas de lazer, passeio, ciclovia, entre outras melhorias. O investimento do trecho 7, que compreende 2,2 Km dos 8,2 Km de toda a Perimetral, é de R$ 41,6 milhões.

“Após finalizada, os canoenses terão uma opção à BR-116 e à Av. Guilherme Schell, desafogando o trânsito da cidade e permitindo que as pessoas se desloquem da Mathias Velho até o bairro Rio Branco com mais agilidade do que hoje”, finaliza o secretário Oliveira.

Perimetral Oeste

A Perimetral Oeste será uma via de 8,2 Km de extensão, paralela à RS-448, que ligará de ponta a ponta todo o lado oeste da cidade, passando pela Avenida Engenheiro Irineu de Carvalho Braga, Rua José de Alencar, Rua Roberto Francisco Behrens e Rua da República. Os demais trechos que faltam para a conclusão de todo o projeto da Perimetral serão concluídos até o final de 2024.