Com investimentos que podem passar de R$ 150 milhões, Loteamento Industrial Arbe pode gerar 1.500 empregos em Canoas, a Cidade das Oportunidades

Licenciamento do loteamento, assinado nesta manhã (22/3) pelo prefeito em exercício Dr. Nedy Marques, confirma o selo lançado essa semana para destacar o potencial do Município

Pauta:Ato de Entrega do Loteamento Industrial e Início do Licenciamento Sustentável na Região Oeste

Na manhã desta quarta-feira (22/3), ocorreu o lançamento do Loteamento Industrial Arbe, no bairro Industrial. Com potencial para 1.500 empregos e com investimentos que podem passar de R$ 150 milhões, o local possui 18 hectares e está dividido em 80 lotes, dos quais 48 foram adquiridos por empreendedores. Na cerimônia, o prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, assinou o documento que garante o licenciamento definitivo do empreendimento.

O prefeito salientou que o licenciamento do loteamento foi resultado de um esforço da Prefeitura, após estudo técnico realizado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), no ano de 2018, que impedia a liberação de empreendimentos na área da mancha de inundação do Rio dos Sinos.

“Não nos conformamos com essa situação. Por isso, contratamos um estudo do Instituto de Pesquisas Hidrológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e conseguimos reverter grande parte das restrições. Hoje, estamos orgulhosos em liberar esta área, respeitar o meio ambiente, garantir esse vultoso investimento e seguir honrando o nosso compromisso com a legalidade. Aqui será um local de progresso, desenvolvimento e de muitos empregos para Canoas. É mais uma demonstração de que Canoas é a Cidade das Oportunidades”, relatou.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), Joceane Gasparetto, relembrou o esforço que o Governo Municipal fez para reverter parte da decisão que impedia o empreendimento e destacou o período que os empreendedores aguardaram para liberar seus projetos, sem ter a certeza que seria possível. “Nossa secretaria trabalhou muito para estarmos aqui hoje, celebrando este lançamento. No entanto, temos o compromisso com as ações de segurança para nos defender das cheias do Rio dos Sinos. As chuvas virão e os problemas também. Temos esse compromisso com a cidade e com a população”, alertou.

O proprietário do Loteamento, Eltamar Salvadori, lembrou que “foram 10 anos de espera, de processos se arrastando, de decisões indo e voltando. Hoje esse imbróglio acabou, graças ao esforço desta gestão municipal”. O empresário fez questão de enfatizar a pró-atividade dos servidores municipais em finalizar as pendências para as liberações do empreendimento.

Os irmãos Vanderson e Alessandro Martinelli são empresários canoenses que esperaram anos por essa definição. Eles trabalham com equipamentos para postos de combustíveis e precisam investir em uma indústria de fundição de metais. “Por anos, tivemos dificuldade para instalar uma fundição aqui. Já procuramos outros municípios para investir, mas desistimos porque nossa família vive em Canoas. Agora, vamos começar nossa obra aqui e esperamos estar operando até dezembro”, explicou Vanderson.