Com a vacina no braço! Inicia a imunização contra a gripe em Canoas

Fotos: Thiago Guimarães/PMC

Com o objetivo de proteger a população contra o vírus da gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, nesta segunda-feira (10), a vacinação contra a Influenza. Todas as unidades de saúde da cidade estão aplicando doses contra a doença, das 8h às 17h e sem fechar ao meio-dia.

Segundo a enfermeira Luciane Godoi, da Diretoria de Imunologia da SMS, o público vacinável neste primeiro momento é estimado em 150 mil pessoas.“Queremos que as pessoas se vacinem para evitar complicações e óbitos gerados pela doença. Por isso, é muito importante que todos se conscientizem da necessidade da vacinação. Para os indivíduos que possuem alguma condição de risco tomar a vacina é imprescindível”, destaca.

Podem se vacinar a partir de hoje: crianças (dos seis meses aos nove anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o nascimento da criança), idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de ensino básico e superior, povos indígenas, profissionais das Forças Armadas, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

Consciência e vacina no braço

Com 67 anos de casamento e mais de seis décadas morando em Canoas, Délcio e Elvira Rodrigues da Cunha, de 88 e 87 anos, respectivamente, aproveitaram o primeiro dia de vacinação para garantir a imunização contra a gripe. “Vacina é algo sério e é muito importante que todos façam a sua parte. Com a vacina no braço os problemas são bem menores e a nossa saúde agradece”, conta Elvira.

Francisco de Assis Santos Ferreira, de 64 anos, é morador do bairro Guajuviras e também não perdeu tempo. Segundo ele, desde que começou a tomar a vacina da gripe foram raras as vezes em que adoeceu. “Ajudou muito a minha imunidade. Desde que comecei a tomar não fiquei mais com gripe. Os benefícios são muitos. Que todos entendam a importância e venham se vacinar, ainda mais que é de graça e é só chegar aqui no posto e tomar”, enfatiza Ferreira.

Doses contra a Covid e a Influenza podem ser tomadas juntas

A enfermeira Luciane acrescenta que não há problemas em tomar as vacinas da gripe e contra a Covid juntas. “Não tem problema algum. Estamos indicando aqui para os pais que trazem seus filhos para tomar a vacina da Covid que aproveitem e já façam contra a Influenza junto. Problema é não vacinar e contrair o vírus e suas complicações depois”, garante.

Dia D contra a gripe será dia 29 de abril

Conforme divulgado hoje, a SMS realizará o Dia D contra a gripe no dia 29 de abril, último sábado do mês. Todas as unidades de saúde estarão mobilizadas para aplicar doses contra o vírus das 8h às 17h.

“Será mais uma chance que os canoenses terão para se imunizarem e se protegerem, evitando o desenvolvimento de complicações motivadas pela Influenza. Esperamos que todos, até lá, já estejam devidamente imunizados, mas, caso não, que aproveitem este dia de prevenção”, destaca o secretário da Saúde, Aristeu Ismailow.