Com a chave na mão: família da dona Araci e outras 199 realizam sonho da casa própria

Jairo Jorge prometeu e cumpriu: em seu retorno à Prefeitura, entregou as moradias na semana do aniversário de Canoas

Com a chave na mão, dona Araci já está de malas prontas para dar adeus ao aluguel — Foto: Rafael Trajano/Vale Notícia

Aos 57 anos, dona Araci de Oliveira era só sorrisos na manhã desta sexta-feira (25). Em 2009, lembra ela, fez seu cadastro na Secretaria de Habitação daquele governo de Jairo Jorge. O prefeito voltou em 2021, com um compromisso: entregar as obras do residencial Santa Fé até a Semana de Canoas. Promessa cumprida. “É o começo de uma vida nova, para mim e meu filho. Chega de aluguel”, vibrou ela, com a chave em mãos, agradecendo ao prefeito. “Ficou mais bonito do que sonhei”, comemora.

Assim como dona Araci, que ganha a vida fazendo faxinas, outras 199 famílias de baixa renda inscritas no Programa Casa Verde e Amarela — antigo Minha Casa, Minha Vida — realizaram o sonho da casa própria.  A cerimônia de entrega das chaves dos imóveis foi realizada no próprio residencial e contou com a presença de autoridades nacionais e municipais.

— O sonho que vocês estão realizando hoje é o sonho de muita gente. Canoas é a cidade do Rio Grande do Sul que mais licenciou imóveis pelo Minha Casa Minha Vida, hoje, Casa Verde e Amarela — disse Jairo Jorge.

E antecipou uma novidade:

— Até 2024, vamos implantar um programa de lotes urbanizados, dar rua asfaltada, esgoto, água, luz para que as pessoas construam suas moradias. Temos que dar estrutura para as pessoas — informou o prefeito, referindo-se ao projeto Semente.

Foto: Gustavo Garbino/PMC

O ministro Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, e o chefe de Gabinete do ministro de Estado do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti, descerraram com o prefeito a placa que inaugurou o condomínio, que recebeu do Governo Federal R$12.800.000,00 de investimento na obra, mais R$ 328.000,00 que foram utilizados nos trabalhos técnicos sociais.

— No início da obra, já pensamos que o que queríamos era que as pessoas tivessem dignidade. O trabalho social do prefeito Jairo Jorge foi de muita importância para que isso ocorresse. Os novos moradores têm próximo a suas moradias creche, escola, posto de saúde e toda a infraestrutura do condomínio — falou Alfredo dos Santos.

Por dentro do residencial

A área total do residencial é de 11.450,35m² e abrange 10 torres de cinco andares. Quatro apartamentos por andar, de 41,76m² cada, totalizam 200 unidades habitacionais. As áreas comuns possuem salão de festas, academia ao ar livre, playground e guarita de segurança na entrada. O estacionamento rotativo tem 101 vagas. Por isso, os filhos da dona Cintia Cristina Dias Soares estavam emocionados. “É um novo começo para nós, estamos muito felizes. A nossa mudança vem dia 3 de julho mas estamos ansiosos”, falou Cintia.

Em vídeo, o Vale Notícia apresenta o residencial. Confira:

 

Todos os apartamentos térreos são adaptáveis para PCD. Alguns já foram modificados, mas na unidade da dona Rosana da Silva não foi preciso. “Me ofereceram algumas adaptações mas o problema dela não requer, ela é totalmente dependente de mim”, diz sobre a filha Mônica, que tem deficiências. Uma das mais pessoas mais animadas da cerimônia, Fredolina Silva Guimarães, recebeu a chave de sua casa, aos 96 anos. “Com 96 anos a gente espera uma velhice tranquila, vivia sempre pagando aluguel”, contou.

Conforto e qualidade

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, César Augusto Moreira, destacou a emoção das pessoas o evento. “Assim como a dona Cintia, são 200 famílias sentindo essa alegria. Cuidamos de todos os detalhes para concluir esse empreendimento, e nos importamos, principalmente, em dar conforto para as pessoas”, relatou, sobre a qualidade dos materiais utilizados na obra e dos espaços comuns do residencial.