Clínica de Saúde da Criança ou HPSC: saiba qual serviço procurar em Canoas

A clínica atende casos de urgência pediátrica, no entanto quadros de trauma ainda seguem sendo recebidos no hospital; entenda

Prefeitura de Canoas ampliou atendimento pediátrico com inauguração da Clínica da Criança — Foto: Vinicius Thormann

A população de Canoas ganhou um novo serviço para atendimento 24 horas de emergências pediátricas. Inaugurada no Hospital Universitário, a Clínica de Saúde da Criança é um espaço inédito e referência na cidade. Aberta todos os dias, a nova clínica irá desafogar os atendimentos no Hospital de Pronto Socorro (HPSC) e criar um espaço único para atendimento dos pequenos canoenses, com estrutura totalmente reformada e temática. O local atende situações de emergências clínicas, como febre, vômito, diarreia e dores de ouvido e garganta, entre outras situações. No entanto, seguem sendo atendidos no HPSC casos de acidentes, como fraturas e afogamentos. Não é necessário agendar consultas, já que o local atende somente casos de emergência. Para consultas e exames de rotina, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A Clínica de Saúde da Criança realiza atendimento, em casos clínicos e cirúrgicos, nas especialidades de pediatria, cirurgia pediátrica, neurologia, endoscopia de urgência, otorrinolaringologia, endocrinologia, cardiologia e pneumologia. O espaço conta com 14 leitos para atendimento de urgências e emergências e mais seis leitos para internação, distribuídos em 380 metros quadrados. Os atendimentos são realizados somente através do Sistema Único de Saúde.

“A gente sabe que é complicado encontrar atendimento nas madrugadas ou finais de semana, e essa realidade mudou aqui em Canoas”

Para o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, a grande inovação que a clínica traz para o sistema de saúde de Canoas é poder oferecer um atendimento imediato à criança quando ela mais precisa. “Ela fica aberta 24 horas, todos os dias, então, é o local onde os pais podem trazer os filhos nos momentos de mais necessidade. A gente sabe que é complicado encontrar atendimento nas madrugadas ou finais de semana, e essa realidade mudou aqui em Canoas. É na Clínica de Saúde da Criança que uma equipe qualificada, composta por vários especialistas, vai estar preparada para dar o atendimento adequado e resolutivo”, garante.

E foi na Clínica de Saúde da Criança que Sueli Dornelles levou a pequena Gabriela, de 4 anos, para atendimento. Quando a menina apresentou um quadro de vômito e febre, durante um domingo, ela logo soube para onde ir: “O atendimento foi muito rápido, a equipe atenciosa e super compreensiva. Foi excelente. Eu recomendo”.