Cidade do Cuidado: Veja como Canoas formou uma ampla rede de proteção e combate à violência

Programa teve jornada que envolveu 35 entidades e órgãos, tanto da Prefeitura quanto da sociedade civil

Foto: Gustavo Garbino/PMC

Uma ampla rede de proteção, acolhimento e enfrentamento a todas as formas de violências. Este é o objetivo do Programa Canoas Cidade do Cuidado: Sistema Integral de Prevenção às Violências e Acesso a Direitos. Para qualificar o atendimento às vítimas e fortalecer essa rede foi promovida uma Jornada de Formação que envolveu 35 entidades e órgãos, tanto da Prefeitura quanto da sociedade civil.

Depois de seis encontros, o evento foi encerrado nesta quinta-feira (14) com aprendizado sobre a ferramenta que será utilizada para o encaminhamento de casos. Também foi reservado um tempo para dúvidas, questionamentos e sugestões. Os participantes receberam um selo do programa Canoas Cidade do Cuidado, na forma de uma placa de identificação, que sinaliza à população que aquele é um local que pode acolher as mais diversas situações para encaminhamento às redes especializadas.

Uma das presentes na Jornada, a assistente social da ONG Chimarrão da Amizade, Iza Fagundes, afirma que participar da capacitação do Programa foi muito importante para a organização que representa e também como profissional da área da assistência social que trabalha com o público de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. “A questão do enfrentamento à violência nas suas mais diversas formas é algo que diz respeito a todos nós e cada vez mais é necessário conhecermos a rede que o município disponibiliza, assim como os fluxos dos encaminhamentos. Com certeza, somará de forma positiva para que nossos usuários recebam atendimentos mais qualificados e eficazes, com melhor acolhimento e atendimento de suas demandas”, ressalta Iza.

Durante a Jornada, foram apresentados e debatidos temas como escuta qualificada e formas/situações de acolhimento humanizado, com interações dos participantes com profissionais da saúde e da educação; mediação de conflitos, nas mais diversas situações (escolares, intrafamiliares, intersetoriais etc.), que foi abordada por profissionais da Polícia Civil; debate sobre novas formas de acesso aos direitos, uma das propostas ativas dos Centros de Acesso a Direitos (CADs), hoje instalados nos Bairros Mathias Velho e Guajuviras.

Cidade do Cuidado

O Cidade do Cuidado, uma ampla política pública de prevenção às violências, estruturada de forma integrada entre secretarias e coordenadorias municipais, Polícia Civil e outras entidades da sociedade, é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Para o secretário da pasta, delegado Emerson Wendt, o programa é um projeto complexo de construção de uma cidade com mais respeito e mais dignidade. “As pessoas com qualquer espécie de vulnerabilidade necessitam de apoio e atenção e essas entidades são extremamente importantes nesse círculo de cuidado e acolhimento. Um dos pontos mais importantes desta proposta é ampliar a rede de acolhimento às populações vulneráveis e às vítimas em situação de violência, construindo uma qualificação-escuta que inicia pelas entidades comunitárias e sociais de Canoas, para posteriormente abarcar os serviços municipais”, explica o delegado Emerson.