Choque de Limpeza recolhe quase 4 mil toneladas de lixo irregular no mês de fevereiro em Canoas

Faça sua parte! E não esqueça: jogar lixo na rua é crime

Total equivale a 126 caminhões cheios de galhos, resto de obras, madeiras e demais materiais — Foto: Gustavo Garbino/PMC

Durante o mês de fevereiro, a operação Choque de Limpeza contabilizou a retirada de 3.945 toneladas de lixo irregular das ruas, nos Bairros Mathias Velho e Harmonia. O total equivale a mais de 500 caminhões cheios de galhos, resto de obras, madeiras e demais materiais, que poderiam ter sido descartados de forma gratuita em um dos cinco Ecopontos.

O secretário de Serviços Urbanos, Lucas Garlete, reforça o pedido para que a população faça o descarte correto nos Ecopontos. “Trabalhamos muito para manter a cidade limpa, mas contamos com o apoio da população, seja fazendo o descarte correto e denunciando aqueles que insistem em jogar lixo nas ruas, pois se trata de um crime”.

Operação Descarte Zero

Ainda no mês de fevereiro, a Prefeitura de Canoas iniciou uma força-tarefa para coibir, fiscalizar e punir os casos de descarte irregular na cidade. A Operação Descarte Zero, formada pelas secretarias de Segurança Pública e de Serviços Urbanos e Transportes, flagrou a mesma empresa realizando o descarte irregular. Foram aplicados mais de R$ 45 mil em multas, além da apreensão de duas caçambas.

Confira os endereços dos 5 Ecopontos:

Ecoponto Nazário
Local: Estrada Passo do Nazário (Acesso ao aterro sanitário), Bairro Guajuviras

Ecoponto Esperança
Local: Avenida Esperança, 1346 – Bairro Guajuviras

Ecoponto Espumoso
Local: Rua Espumoso, 315, Bairro Mathias Velho

Ecoponto Rio Branco
Local: Rua Hermes da Fonseca, 1770, Bairro Rio Branco

Ecoponto Niterói
Local: Rua Paulo Fonteles, 1.560, Bairro Niterói

Os locais abrem diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, sempre das 8h às 12h e das 13h às 18h. O Ecoponto Niterói tem um funcionamento diferenciado, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados das 8h às 12h. Para mais informações sobre os Ecopontos e quais tipos de materiais podem ser descartados, acesse www.canoas.rs.gov.br/servicos/ecopontos/.

Descartar lixo de forma irregular é crime

A Prefeitura de Canoas reforça: além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal 4.980, de 2005.