Cavalos resgatados pelo Bem-Estar Animal, em Canoas, ganham novo lar

Amarelo e Coçadinha foram adotados no sábado (13) e passaram a viver em um sítio localizado em Osório

Resgatados, tratados e vivendo em um novo lar. Essa é a nova fase da vida dos cavalos Amarelo e Coçadinha, que foram adotados no último sábado (13) e se mudaram para um sítio no município de Osório.

Os animais tinham sido recolhidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) por estarem vivendo em situação de maus-tratos. O resgate de Coçadinha aconteceu em julho do ano passado pela ação do programa Canoas do Bem. Já Amarelo foi resgatado em setembro, após denúncia.

“Faz um tempinho que começamos a pensar no assunto. Víamos alguns animais passando dificuldade com pastagem e tínhamos alimentação abundante e sem uso. Conversei com um vizinho que tem cavalos pra ver se não era uma loucura, e ele disse que nós íamos adorar e que eles ainda iam me ajudar com a manutenção das roçadas”, comentou o adotante Wladimir Demarco. Ele lembra emocionado da decisão: “Uma colega da minha esposa havia falado sobre uma ONG de Canoas que cuidava da adoção de cavalos. Pesquisei na internet e a primeira resposta foi “Pocotó meu Xodó – Prefeitura Municipal de Canoas”, abri o link e comecei a navegar. Preenchi o formulário e aguardei uns dias. Na mesma semana, já fui contatado pela secretária Fabiane, marcamos a visita e rolou a adoção. A família e, principalmente os netos, ficaram felizes com a ideia”, destacou.

A secretária municipal de Bem-Estar Animal, Fabiane Borba, ressaltou a importância das adoções. “Sempre que conseguimos um adotante, ficamos com sentimento de objetivo alcançado. Quando os animais são recuperados, todo o tratamento que recebem é justamente para isso, para que eles encontrem um lar com aconchego, cuidado e amor, que é tudo que eles merecem. Assim como o Amarelo e o Coçadinha encontraram um lar, temos muitos outros em busca do mesmo”, afirmou.

Resgate e cuidados

A SMBEA recebe denúncias de cavalos que estão em situação de vulnerabilidade e maus-tratos. São animais encontrados soltos nas vias e usados como tração para carroças (conduta que é proibida por lei em Canoas). Os cavalos recuperados são avaliados, vacinados, vermifugados e microchipados. Todos esses cuidados acontecem para que passem por plena recuperação e possam ser encaminhados à adoção.

Como adotar

Todos os cavalos adotados são entregues tratados, vacinados e com microchip de identificação. Saiba mais sobre os critérios de adoção pelo telefone (51) 99138-5613 ou acessando: https://www.canoas.rs.gov.br/adocaodecavalos/.

Canoas do Bem

O programa Canoas do Bem extinguiu os veículos de tração animal na cidade, com foco em acabar com os maus-tratos aos animais. Para isso, as carroças e os animais foram trocados por triciclos de reciclagem. Os participantes do programa receberam cursos de capacitação, auxílio financeiro de R$ 300, além de R$ 96 em passagens por seis meses. Ao todo, a iniciativa beneficiou um total de 105 famílias.