Capacitação visa humanização no acolhimento

Recepcionistas e gestores que atuam nas Unidades de Saúde de Canoas participaram, no sábado (26), de capacitação. A formação, promovida pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde,  que teve como parceria a Diretoria de Atenção em Saúde Mental e a Fundação Municipal de Saúde de Canoas, visa aperfeiçoar técnicas de atendimento quanto à metodologia de acolhimento, gestão e fluxos. Além disso, reforça a utilização dos sistemas essenciais para os encaminhamentos das necessidades do munícipe com maior índice de assertividade. A formação, que aconteceu na Ulbra, contou com a participação de 145 colaboradores.

A Diretora de Atenção Básica, Hadoika Aiko Lacerda, explica que o  processo de acolhimento é uma diretriz da Política de Humanização no SUS, devendo ser exercida nas diferentes hierarquias que executam o serviço de saúde. “Nosso eixo foi a recepção, uma vez que ela é a porta de entrada e primeiro contato dos usuários com os serviços municipais de saúde”, disse.

A diretora Aiko observou ainda que, o acolhimento realizado pelo atendente da recepção, tem um papel fundamental na criação do vínculo e da confiança do usuário no serviço público. “Os cidadãos que procuram os serviços de saúde esperam ser atendidos com cordialidade, empatia, respeito e eficácia. E, aprimorar constantemente esse processo de atendimento deve fazer parte da rotina da diretoria de Atenção Básica”, complementou.

A próxima formação, ainda sem data definida, será voltada para os colaboradores de higienização. O objetivo é manter encontros permanentes, a fim de qualificar todas as equipes.